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dc.contributor.advisorFarias, Edson Silva de-
dc.contributor.authorMendonça, Flávia da Costa Ferreira-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Flávia da Costa Ferreira. A expansão do mercado de animação brasileira: condições de possibilidade que favoreceram o crescimento da produção de longas-metragens animados no Brasil no século XXI. 2017. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, foram veiculadas notícias em jornais e revistas eletrônicos que apontavam o “boom” da animação brasileira. A análise desses materiais e de entrevistas concedidas por animadores sobre a questão da efervescência da produção de animação no Brasil, são indicativos de dois formatos que ganharam destaque recentemente: o longa-metragem e as séries para televisão fechada. Este crescimento da produção de conteúdos audiovisuais nacionalmente está diretamente relacionado àquilo que o sociólogo Elder Alves (2016) denominou de agentes estatais de mercado. Isto significa dizer que, em um determinado momento, o Estado brasileiro reassumiu a posição de apoiador direto do audiovisual nacional: das produtoras, distribuidoras e exibidores. Este trabalho, portanto, busca pensar o “boom” a partir de algumas das condições de possibilidade que permitiram a semeadura do cinema de animação brasileiro pelo país, tendo em vista que o crescimento do mercado implica a existência de fazedores de animação no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinema brasileiropt_BR
dc.subject.keywordAnimação (Cinematografia)pt_BR
dc.titleA expansão do mercado de animação brasileira : condições de possibilidade que favoreceram o crescimento da produção de longas-metragens animados no Brasil no século XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T15:11:11Z-
dc.date.available2018-02-19T15:11:11Z-
dc.date.submitted2017-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19414-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In recent years, news stories have been published in newspapers and electronic magazines pointing at the "boom" of Brazilian animation. The analysis of these materials and interviews given by animators on the effervescence of animation production in Brazil, confirms two formats that have gained prominence for some time now: featured film and series for closed television. This growth in the national production of audiovisual content is directly related to what the sociologist Elder Alves (2016) has called state market agents. This means that, from a given moment, the Brazilian State reassumed the main direct supporter of the national audiovisual: of producers, distributors and exhibitors. This work, therefore, seeks to understand the "boom" from some of the possible conditions that allowed the widespread of the Brazilian animated cinema around the country, considering that the market growth implies the existence of animators in Brazil.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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