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https://bdm.unb.br/handle/10483/19400
Título: | Regência verbal : abordagens em estudos linguísticos, gramáticas e livros didáticos |
Autor(es): | Rodrigues, Laís Cristyne Aguiar |
Orientador(es): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
Assunto: | Língua portuguesa - regência Língua portuguesa - gramática Gramática gerativa Livros didáticos |
Data de apresentação: | 21-Dez-2017 |
Data de publicação: | 19-Fev-2018 |
Referência: | RODRIGUES, Laís Cristyne Aguiar. Regência verbal: abordagens em estudos linguísticos, gramáticas e livros didáticos. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho investiga de que forma o fenômeno da regência verbal é abordado em estudos linguísticos, em gramáticas e em livros didáticos. Na teoria linguística, abordam-se, além da concepção de língua e seus aspectos à luz do gerativismo, teoria da regência, papeis temáticos e complementação. No que tange ao ensino da língua portuguesa, apresentam-se o conceito de gramática, a aprendizagem ativa e a educação linguística no espaço escolar. Para comparativo entre o conhecimento linguístico de regência verbal, coleta-se informações sobre o tema nas gramáticas de Cunha & Cintra (2013), Cegalla (2010) e Rocha Lima (2011) e nos livros didáticos de Cereja & Magalhães (2010; 2014) e de Sette, Travalha & Starling (2013). A partir da análise dessas referências, verificou-se, nas gramáticas e livros didáticos, a ausência dos conhecimentos de seleção argumental e papel temáticos e a descontextualização no emprego da regência, por meio de frases desconexas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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