Título: | CODEX : objeto de aprendizagem para apoio ao ensino de laços de repetição |
Autor(es): | Teixeira, Breno Domingues Gonçalves, Bruno Amorim |
Orientador(es): | Leite, Leticia Lopes |
Coorientador(es): | Moraes, Márcia Cristina |
Assunto: | Objetos de aprendizagem Programação (Computadores) Aplicativos |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 16-Fev-2018 |
Referência: | TEIXEIRA, Breno Domingues; GONÇALVES, Bruno Amorim. CODEX: objeto de aprendizagem para apoio ao ensino de laços de repetição. 2017. xi, 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Com o avanço das tecnologias nas mais diversas áreas do conhecimento, a informática se revela a cada dia como uma peça fundamental para os processos de ensino e aprendizagem. Em decorrência disso, está cada vez mais presente o uso de novas tecnologias nas salas de aula, dentre essas, os objetos de aprendizagem (OA). Essa realidade não é distante dos cursos de tecnologia, pois os mesmos enfrentam grandes desafios relacionados ao ensino de programação visto que diversos alunos apresentam dificuldade em assimilar conceitos fundamentais da área. Nesse sentido, o presente trabalho visou desenvolver um OA lúdico e interativo para apoiar o ensino e a aprendizagem de um importante conceito da linguagem de programação, a saber, os laços de repetição. Para esta pesquisa foi relevante entender o que é um Objeto de Aprendizagem a partir das suas definições e características e conhecer seus tipos, como também compreender as dificuldades e as opções educacionais para o ensino de programação. Realizamos um levantamento em três repositórios de OAs: Banco Internacional de Objetos Educacionais, Rede Interativa Virtual de Educação e Multimedia Educational Resource for Learning and Online Teaching. O intuito do levantamento foi mapear as temáticas oferecidas e seus formatos. Este trabalho apresenta as etapas de construção do CODEX, um OA que foi projetado e desenvolvido de maneira a proporcionar um processo de aprendizagem de estruturas de repetição sem que os estudantes necessitem de conhecimentos prévios de programação. O aplicativo foi pensado e elaborado com base nas dificuldades vivenciadas por estudantes de computação. A proposta é que o CODEX seja uma ferramenta de apoio, ou seja, em classe ou extraclasse, para que o aluno possa revisar, compreender e fixar o conhecimento previamente estudado, ou até mesmo, iniciar o processo de aprendizagem. |
Abstract: | With the advancement of technologies in different fields of knowledge, computing has revealed itself as a fundamental piece for the processes of teaching and learning. As a result, is increasingly present the use of new technologies in classrooms, among them, the Learning Objects (LO). This reality is not far from the technology courses since they face great challenges related to the teaching of programming and several students have difficulty assimilating fundamental concepts of the area. In this sense, the present work aims to develop a playful and interactive LO to support the teaching and learning of an important concept of the programming language, loops. For this research it was relevant to understand what a learning object is from its definitions and characteristics and to know its formats, as well as to understand the difficulties and the educational alternatives for the teaching of programming. We analyzed three LO repositories: International Database of Educational Objects, Rede Interativa Virtual de Educação and Multimedia Education Resource for Learning and Online Teaching. The purpose was to map the themes offered and their formats. This work presents the steps of CODEX construction, an LO that was designed and developed in a way to provide a learning process of loops without the need of previous programming knowledge. The application was thought and elaborated based on the difficulties experienced by students of computer courses. The proposal is that CODEX is a support tool, either in class or extraclass, so that the student can review, understand and fix the knowledge previously studied, or even start the learning process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Computação
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