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Título: O cabelo como símbolo de resistência em Americanah de Chimamanda Adichie : a existência e resistência de personagens negras na literatura
Autor(es): Jacoub, Kamila Marques
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Mulheres negras
Cabelo
Negros na literatura
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Fev-2018
Referência: JACOUB, Kamila Marques. O cabelo como símbolo de resistência em Americanah de Chimamanda Adichie: a existência e resistência de personagens negras na literatura. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre a presença de mulheres negras na literatura. O objeto de estudo se encontra no livro Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie, romance que traça um paralelo sobre a existência de uma mulher africana vivendo em meio a uma sociedade branca, através do uso de seus cabelos naturais ou de tranças tradicionais. A narrativa utiliza dos símbolos da negritude e a protagonista alcança um empoderamento estético e social no meio em que vive e se expressa. Esse empoderamento deriva da ressignificação de sua própria identidade como mulher negra, sua identificação e enfrentamento a esses mecanismos do racismo, como também os diversos desconfortos que sua existência suscita. Eles operam como símbolos de resiliência, que ao longo do romance desconstroem a estética histórica da branquitude e por consequência honram sua ancestralidade de matriz africana. A obra apresenta traços autobiográficos ao lado de ficcionais, e será contrastada com referências a outras escritoras negras que procuram expor a importância do cabelo crespo para a afirmação política da mulher negra. O cabelo, além de símbolo de identificação e aceitação estética, também se apresenta como marca da perpetuação da corporeidade negra e sua constante resistência.
Abstract: The present work is a study on the presence of black women in the literature. The object of study is found in the American book of Chimamanda Ngozi Adichie, this novel draws a parallel on the existence of an African woman living in the midst of a white society, through the use of her natural hair or traditional braids, use her symbols of blackness and attains an aesthetic and social empowerment in the environment in which it lives and expresses itself. This empowerment derives from the resignification of her own identity as a black woman, her identification and confrontation with these mechanisms of racism, as well as the various discomforts that her life arouses, are symbols of resilience, throughout the decontamination romance of the historical aesthetics of whiteness and and consequently honors his ancestry as an African matrix. A work presents autobiographical traits alongside fictional ones, and is contrasted with references to other black women writers who try to expose an importance of the hair for a political affirmation of the black woman. Hair presents itself as a symbol of aesthetic identification and acceptance, and also as a perpetuation of black corporeity and its constant resistance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19383
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