Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19382
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ViniciusAlvesdosReis_tcc.pdf303,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os resultados da capacitação dos burocratas de nível de rua na coleta de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS Brasília
Autor(es): Reis, Vinícius Alves dos
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Capacitação profissional
Saneamento
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 16-Fev-2018
Referência: REIS, Vinícius Alves dos. Os resultados da capacitação dos burocratas de nível de rua na coleta de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS Brasília. 2017. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é averiguar os resultados da Capacitação dos Burocratas de Nível de Ria na Coleta de Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA - do Ministério das Cidades - Mcidades - abriga um dos maiores bancos de informações a respeito do saneamento brasileiro, uma vez que realiza desde 1994 a Coleta Nacional de Informações sobre Saneamento. Com o intuito de mapear e avaliar a situação de saneamento básico dos municípios, auxilia na elaboração de planos e direcionamento de políticas a respeito do tema. Assim, para melhor entender o funcionamento do programa e as capacitações realizadas por ele, foi realizada pesquisa de campo na SNAS por meio de pesquisa documental sobre os diagnósticos anuais realizados antes e depois das capacitações. Para que fosse possível investigar o impacto, a imersão foi utilizando de um conjunto procedimentos metodológicos com destaque para a imersão que trabalha com a observação participante. Outro método utilizado foi a pesquisa documental, que consistiu na leitura e análise dos diagnósticos de Água e Esgotos dos anos de 2013 – anterior a capacitação – e o de 2015 – contando com a capacitação – com o intuito de entender os indicadores e medir o impacto. Após as leituras foram realizadas entrevistas com os gestores do sistema. O contato direto com os responsáveis pela gestão do sistema e coleta dos dados proporcionou a melhor conclusão a respeito do tema e como ele é tratado dentro da secretaria. Ao fim da pesquisa concluiu-se que a capacitação fornecida ainda precisa ser melhorada, inclusive na percepção dos gestores e pesquisadores técnicos do SNIS, tendo em vista que ainda não é possível afirmar se houve algum impacto direto nos dados coletados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons