Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaDaRosaAndradeSilva_tcc.pdf203,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A fome e o direito humano a alimentação adequada em documentários brasileiros
Autor(es): Silva, Juliana da Rosa Andrade
Orientador(es): Monteiro, Renata Alves
Assunto: Direitos humanos
Segurança alimentar e nutricional
Fome
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: SILVA, Juliana da Rosa Andrade. A fome e o direito humano a alimentação adequada em documentários brasileiros. 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução A fome e a desnutrição deixaram de ser temas de destaque nos meios midiáticos contemporâneos. No entanto, muitas discussões ainda podem ser levantadas sobre estas questões que ainda persistem nos dias atuais de muitos brasileiros. O direito humano à alimentação adequada deve ser garantido no contexto de SAN não só por meio do papel do Estado, mas também da sociedade civil como um todo. Atualmente, ao menos 2 bilhões de pessoas vivem em situação de fome crônica e, diante disso, faz-se relevante que envolvam a Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) ganhem maior visibilidade ao adentrar o espaço dos meios midiáticos. Objetivo Analisar como o Direito Humano a Alimentação Adequada a partir do conteúdo abordado em documentários e matérias jornalísticas nacionais sobre a fome. Materiais e métodos O presente estudo utiliza de métodos audiovisuais a fim de realizar um recorte analítico-interpretativo. É de natureza qualitativa numa perspectiva de análise documental, abordando com maior profundidade uma realidade social denunciada em documentários de televisão e matérias jornalísticas. Considerou-se tanto a dimensão verbal (fala dos sujeitos) quanto a dimensão visual (contexto em que os sujeitos estão inseridos), as quais farão parte da interpretação dos vídeos. Foram selecionadas obras que tratassem do contexto brasileiro e que dialogassem com o tema DHAA. Resultados. Os documentários e matérias jornalísticas escolhidos foram “Garapa”, “Peraí, é nosso direito”, “Fome no Brasil”, e “Por uma vida melhor. O que esses materiais possuem em comum é a abordagem de temáticas delicadas e que incomodam. Discussão “Garapa”: Um filme em tom de denúncia social, retratado de forma incomum para produções contemporâneas, mostrando a desordem social instalada naquele cenário e sendo por fim uma tentativa de humanização da fome. “Peraí, é nosso direito”: destaque para o fato de que o Governo Federal assinou tratados internacionais que garantem o DHAA e importância do empoderamento da população na luta pela SAN. “Fome no Brasil”: destaque para questões a respeito da dimensão da desnutrição no país. “Por uma vida melhor”: discorre sobre políticas públicas voltadas à promoção do DHAA e a importância sobre considerar as várias dimensões da alimentação adequada. Conclusão Os direitos humanos são imperativos para assegurar a todos a existência de uma vida digna. Os filmes documentais constituem meios de divulgação e denúncia a uma realidade que está posta, muitas vezes ignorada. Ressalta-se que nos meios acadêmicos faz-se vital que a formação de profissionais tenha delineação comprometida no debate de temas de dimensão social que tratam de seres socialmente vítimas da invisibilidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons