Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarinaCavalcanteBarrosLopes_tcc.pdf450,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da implementação da lei de promoção da alimentação saudável nas escolas públicas do DF após um ano da sua regulamentação
Autor(es): Lopes, Marina Cavalcante Barros
Orientador(es): Rodrigues, Viviane Belini
Assunto: Crianças - nutrição
Alimentação saudável
Merenda escolar
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 9-Fev-2018
Referência: LOPES, Marina Cavalcante Barros. Avaliação da implementação da lei de promoção da alimentação saudável nas escolas públicas do DF após um ano da sua regulamentação. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A adoção de hábitos alimentares saudáveis na infância e adolescência é essencial para uma vida saudável na vida adulta e para a prevenção de doenças crônicas como a obesidade, crescente em toda a população do Brasil e do mundo. O ambiente escolar é reconhecido como um importante espaço promotor de conhecimento e de hábitos de saúde e pode interferir no padrão alimentar dos estudantes. O objetivo deste estudo é avaliar a implementação da Lei n° 5.146/2013 após um ano de sua regulamentação em escolas públicas do Distrito Federal. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa com os responsáveis pelas cantinas de escolas públicas do DF. Aplicou-se um questionário via contato telefônico com questões sobre meios de comercialização de alimentos, alimentos comercializados, presença de propagandas e conhecimento, orientações e dificuldades acerca da Lei n° 5.146/2013. Participaram da pesquisa 70 cantineiros e todos eles demonstraram conhecimento da Lei, sendo que 73,9% receberam orientações e 68,1% relataram dificuldades em transformar a cantina em um estabelecimento mais saudável, principalmente em relação à diminuição dos lucros, menor aceitação dos alunos, desconhecimento do que vender e presença de ambulantes e venda informal no interior da escola, meios de comercialização encontrados em 54,2% e 57,1% das escolas, respectivamente. Os alimentos mais encontrados para consumo nas escolas, em 97,1% delas, foram os salgados assados e frutas ou sucos naturais, sendo estes também os mais vendidos. A maioria das escolas (84,1%) não possuía propaganda de alimentos. Os resultados demonstram a necessidade de sensibilizar a comunidade escolar para a sua corresponsabilização na vigilância do cumprimento das diretrizes da Lei e consequentemente, na saúde dos estudantes. Além disso, revelou a importância de se trabalhar o tema da alimentação saudável nas escolas, através de ações de educação alimentar e nutricional e capacitação dos cantineiros, considerando as dificuldades relatadas pelos donos dos estabelecimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2016.
Aparece na Coleção:Nutrição



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons