Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19340
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NataliaDiasdeFaria_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências de físico-química nos livros didáticos do PNLD 2018 : uma análise crítica
Autor(es): Faria, Natalia Dias de
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Livros didáticos
Experimentação
Ciências - estudo e ensino
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: FARIA, Natalia Dias de. Experiências de físico-química nos livros didáticos do PNLD 2018: uma análise crítica. 2017. vi, 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O uso de experimentação tem sido amplamente recomendado no ensino de Ciências como forma de contribuir para uma melhor compreensão da relação teoria-experimento e, assim, tornar perceptível aos alunos que essa relação é indissociável. Desse modo, a experimentação no ensino deve ter um caráter investigativo, englobando não apenas o conhecimento científico, mas também, a interdisciplinaridade e a contextualização. No entanto, dependendo da abordagem utilizada, as atividades experimentais podem colaborar pouco para que esses objetivos sejam alcançados. Outro aspecto relevante no ensino é o uso de livros didáticos. Os livros didáticos são uma importante ferramenta para ajudar os professores a desenvolver diversas atividades em sala de aula e também, os estudantes como material de estudo. Portanto, é necessário que esses livros incorporem propostas didático-pedagógicas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem numa perspectiva de formação para a cidadania. Devido a relevância que esses aspectos possuem no desenvolvimento de aprendizagens e concepções em torno de ciência, educação e sociedade, este trabalho tem como objetivo analisar como são abordados os experimentos propostos pelos livros didáticos de química aprovados no PNLD 2018 referente aos conteúdos de físico-química. Além da análise, ao final, foram elaboradas atividades experimentais de caráter investigativas em que se possam estabelecer inter-relações com a realidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons