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dc.contributor.advisorToledo, Evelyn Jeniffer de Lima-
dc.contributor.authorChagas, Christopher Keyson Viana-
dc.identifier.citationCHAGAS, Christopher Keyson Viana. A motivação no ensino de química: a música como alternativa. 2017. iv, 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNo ensino de química, são recorrentes relatos de estudantes que tem aversão a disciplina química, rejeitando-a. Essa problemática, em parte, pode ser correlacionada a um emprego demasiado de metodologias tradicionais. Assim, com o objetivo de modificar essa realidade muitos professores e pesquisadores vêm buscando alternativas didáticas, como por exemplo, através do uso de recursos lúdicos como música, teatro e jogos. Contudo, é preciso ser cuidadoso ao se utilizar tais atividades para que não se tornem apenas diversão, mas cumpram seu papel em auxiliar o estudante em seu aprendizado. Um ponto constantemente abordado por autores que em seus trabalhos utilizaram de recursos lúdicos é o fato deles promoverem a motivação dos alunos, porém não trazem dados que mensurem tal afirmação, além de não explicitarem o que entendem por motivação, pois motivar para atrair a atenção do estudante é diferente de motivá-lo para aprender. Desse modo, com o objetivo de contribuir nessa lacuna, este trabalho teve como norteador dois objetivos: (1) A partir da teoria motivacional da autodeterminação, elaborar um questionário para mensurar as Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) de estudantes envolvidos em uma atividade. (2) Mensurar a percepção das NPB em estudantes que participaram da elaboração de paródias químicas. O questionário elaborado foi composto por 15 questões de 5 pontos na escala Likert divididas igualmente entre os fatores competência, pertença e autonomia. A consistência interna, calculada a partir do alfa de Cronbach, para cada constructo foi superior a 0,7 indicando a confiabilidade do instrumento proposto. Além disso, o desenvolvimento da atividade em questão gerou valores paras as NPB superiores a 3 indicando a nutrição da autonomia, competência e pertença. Desse modo, pode-se concluir que o questionário desenvolvido é adequado e que a atividade realizada proporciona uma percepção de nutrição nas NPB.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordParódiapt_BR
dc.titleA motivação no ensino de química : a música como alternativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T18:32:35Z-
dc.date.available2018-02-08T18:32:35Z-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19338-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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