Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NataliaNunesRibeiro.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise e delimitação de um corredor de menor custo sócio ambiental para auxiliar os estudos do traçado do Trem de Alta Velocidade entre as cidades do Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP
Autor(es): Ribeiro, Natalia Nunes
Orientador(es): Guimarães, Renato Fontes
Assunto: Trens urbanos e metropolitanos
Morfometria
Impacto ambiental
Modelo Digital de Elevação (MDE)
Geoprocessamento
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: RIBEIRO, Natalia Nunes. Análise e delimitação de um corredor de menor custo sócio ambiental para auxiliar os estudos do traçado do Trem de Alta Velocidade entre as cidades do Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Frente ao contingente populacional e o fluxo de mercadorias e pessoas entre as maiores cidades do país: Rio de Janeiro e São Paulo, constatou-se que a malha rodoviária em funcionamento, neste trecho, não atende plenamente as suas demandas. Deste modo, alternativas mais vantajosas, a exemplo do Trem de Alta Velocidade- TAV, ganham destaque. No entanto, para a implantação dese modal são necessários diversos estudos de viabilidade visando reduzir ao máximo os impactos ambientais e resultando na proposição de um melhor caminho. Este trabalho teve como objetivo definir um corredor de menor custo socioambiental para a implantação do TAV. A partir do Modelo Digital de Elevação, proveniente da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), foram obtidos os parâmetros morfométricos correspondentes ao trecho e de posse dos mapas de uso e ocupação do solo foram definidas áreas possíveis a passagem do trem. Posteriormente, foram elaborados mapas de custo acumulado de locomoção partindo da cidade de São Paulo ao Rio de Janeiro e vice-versa. A partir da multiplicação dos mapas de custo acumulado, foi então definido o corredor de menor custo socioambiental fornecendo algumas opções de traçado. A metodologia, portanto, não deve ser tomada como definitiva. Neste estudo trabalha-se com um modelo e é necessário que se aplique, em outros modelos, uma gama de escalas e variáveis diferenciadas para que se obtenha uma análise mais robusta e definitiva. Frente aos resultados, o TAV se mostrou uma solução eficaz, ideal para atender o grande fluxo de mercadorias e passageiros na área de estudo. A metodologia para definição do corredor apresentou resultados coerentes que, aplicados em estudos mais específicos, servem de subsídio para a tomada de decisão do gestor do projeto.
Abstract: Facing population growth and the flow of goods and people between the largest cities of Brazil: Rio de Janeiro and São Paulo, it was found that the road network in operation in this passage does not fully meet their demands. Thus, most viable alternatives, such as the High-Speed Train (TAV), become necessary. However, for deploying this modal, several feasibility studies are required to reduce most of the environmental impacts and result in the definition of a better route. This study aimed to define a lower cost environmental passage to implement the TAV. From the Digital Elevation Model, arising out of the Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) with the corresponding morphometric parameters appropriated for the path and, land use and occupation maps, impeditive areas for the train passage have been detected. Later, lowest cost maps were drawn from São Paulo to Rio de Janeiro and back and forth. From these maps, the lowest environmental cost way was defined. The methodology, therefore, should not be taken as definitive. It is necessary to apply in other models a range of techniques on different scales in order to obtain a more robust and definitive analysis. Based on the results, TAV proved an effective solution, ideal to meet the large flow of goods and passengers in the study area. The methodology for defining the route has presented consistent results that serve as input for the project manager decisions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons