Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19321
Título: | Argilas : aspectos químicos e oficina contextualizada aplicada no ensino de química |
Autor(es): | Cardoso, Luiz Henrique Torres |
Orientador(es): | Ibraim, Stefannie de Sá |
Coorientador(es): | Santos, Sandra Maria de Oliveira |
Assunto: | Solos Química - estudo e ensino Argila |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 8-Fev-2018 |
Referência: | CARDOSO, Luiz Henrique Torres. Argilas: aspectos químicos e oficina contextualizada aplicada no ensino de química. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Essa proposta resulta da participação na disciplina da licenciatura em Química na Universidade de Brasília (UnB), no qual o foco foi montar um minicurso instrucional com o tema solos: sua formação, coloração e aplicações em geral. Nesse sentido, destaca-se uma abordagem para divulgar tal temática como uma oportunidade para conhecer mais o tema solo e sua formação, assim como verificar sua importância, como fonte de renda na região do baixo médio São Francisco da Bahia, em especial da cidade de Barra. Este trabalho tem como principal objetivo, proporcionar ao professor e seus alunos, uma abordagem temática e contextualizada de modo que o conhecimento químico seja trabalhada de forma diferente do ensino tradicional. A oficina pode possibilitar ao aluno o contato com a argila (barro), manipulando esse material, algo incomum nas aulas de Química. Geralmente, os alunos não conhecem esse material tão rico, diversificado e de grande valor comercial. Dessa forma, busca-se discutir questões conceituais envolvendo a compreensão dos fenômenos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19321 |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons