Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19316
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KetleyRodriguesLopes_tcc.pdf2,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre as contribuições do turismo para grupos de artesãos do Distrito Federal
Autor(es): Lopes, Ketley Rodrigues
Orientador(es): Tasso, João Paulo Faria
Assunto: Distrito Federal (DF) - turismo
Economia solidária
Taguatinga (DF)
Data de apresentação: 4-Nov-2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: LOPES, Ketley Rodrigues. Estudo sobre as contribuições do turismo para grupos de artesãos do Distrito Federal. 2017. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho consistiu no estudo sobre as contribuições do Turismo para grupos de artesanato do DF. O estudo se deu no Distrito Federal (DF), mais especificamente na Região Administrativa de Taguatinga, por se tratar de uma região que vem crescendo economicamente, e por possuir uma rica diversidade cultural, principalmente quando se trata de grupos cooperativos e associativos. O artesanato é um instrumento importante de geração de renda para vários grupos familiares, além de ser um elemento de forte expressão cultural para o turismo. Ainda que se observe a notória relevância econômica e de manifestação cultural, a relação entre o artesanato e o turismo apresenta problemas, principalmente em relação à comercialização. As perguntas norteadoras desta pesquisa foram: O turismo tem contribuído efetivamente com os grupos de artesãos do DF? Em que medida? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições do turismo para grupos de artesãos no DF. Para responder tal objetivo, foi adotada uma metodologia dividida em três etapas: I - levantamento bibliográfico e documental, com a finalidade de construir a discussão teórica e a contextualização do local de estudo; II - realização de entrevistas semiestruturadas com gestores públicos e grupos de artesãos do DF, e; III- sistematização, tabulação e análise dos dados coletados. Os resultados obtidos mostraram que o turismo tem contribuído socioeconomicamente com artesãos do DF, contudo, ainda há diversas limitações que impedem que os mesmos consigam se inserir competitivamente no mercado. Ademais, os princípios da economia solidária estão presentes em grande parte das associações de artesanato.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons