Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaianeMoraesDamasceno.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Christiane Machado-
dc.contributor.authorDamasceno, Laiane Moraes-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Laiane Moraes. Perspectivas de jovens do ensino médio acerca de suas futuras escolhas profissionais: uma análise das escolhas de jovens estudantes de duas escolas do Distrito Federal. 2017. 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Juventude é um período de grande importância na vida de qualquer indivíduo, pois é neste momento que o jovem irá planejar aquilo que ele quer e fará no futuro, ou seja, seus projetos de vida. Desta forma, o jovem, atualmente, possui um campo de possibilidade razoavelmente grande, se comparar com duas ou três gerações atrás. E nesse campo de possibilidades está à escolha de fazer ou não uma graduação e qual curso escolher. O objetivo desta monografia é analisar as relações entre a escolha de um curso superior com base no sexo de jovens estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas do Distrito Federal/DF. A partir dessa questão central, outros três fatores serão analisados: (1) verificar se são as moças ou os rapazes que conversam mais com seus pais, professores e amigos sobre a escolha profissional; (2) averiguar se as moças têm tendência a escolher cursos na área de humanas e sociais e os rapazes têm tendência a escolher cursos na área de exatas e engenharias; e por fim (3), identificar se há diferenças, a partir do sexo, na busca de alternativas para o ingresso no nível superior. Os resultados desta monografia foram alcançados através do projeto Novos Olhares do Observatório da Juventude (extensão universitária), da Universidade de Brasília no ano de 2016, onde aplicávamos uma pesquisa de “Perfil” aos estudantes. Outra fonte de dados foi uma entrevista semiestruturada realizada com professores e supervisores de ambas as escolas (Centro de ensino médio 01 do Gama & Centro de ensino médio 01 do Paranoá). Alguns dos resultados alcançados é que as moças, geralmente, conversam mais sobre seus planos profissionais do que os rapazes; as moças possuem preferência por cursos nas áreas das Ciências da Saúde e de Ciências Sociais Aplicadas, enquanto os rapazes possuem preferência por cursos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Exatas; por fim, notou-se que as moças buscam mais alternativas para ingresso no nível superior do que os rapazes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordOrientação profissionalpt_BR
dc.titlePerspectivas de jovens do ensino médio acerca de suas futuras escolhas profissionais : uma análise das escolhas de jovens estudantes de duas escolas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T13:31:31Z-
dc.date.available2018-02-08T13:31:31Z-
dc.date.submitted2017-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19315-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The Younger is the period of very importance in your life the anybody person, because is these moment that younger will plan what he wants and will do in future, that is, your life’s projects. In this way, the younger, today, have a “Fiel of possibilities” big reasonably, if compare with two or three generation ago. And these “Fiel of possibilities” is the choice of do or not do a university graduation and which course choice. This objective these monograph is analyze the relation in between the choice the graduation course based on the sex of younger students for High School from two public schools of Federal District/DF. From this central issue, others tree factors will be analyzed: (1) verify if it’s the girls or the boys that more talking with your parents, teachers and friends about the professional choices; (2) investigate if the younger girl to tend the choice courses in human and social areas and the younger boys to tend the choice courses in exact and engineering areas; and finally, (3) identify if there is difference, from the sex, in search of alternatives for ingress in university graduation. The results this monograph was achieved by “New looks” project of the Younger Observatory (university extension) from University of Brasília, in 2016, where we apply a search of “Profile” to students. Another source of data was a half-structured interview realized with teachers and supervisor from between schools (High School 01 from Gama and High School 01 from Paranoá). Some of the results achieved is the younger girls, generally, more talking about your professionals plans than younger boys; the younger girls have preference to courses in Health Sciences and Applied Social Sciences areas, while the younger boys have preference to courses in Applied Social Sciences, Engineering and Exact Sciences areas; finally, it was noted that younger girls search more alternatives to ingress in graduation university than to younger boys.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons