Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19311
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ IsraelCasasNovasMartins.pdf691,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A música como instrumento de socialização : um estudo de caso sobre os benefícios da musicoterapia para a saúde e integração do idoso
Autor(es): Martins, Israel Casas Novas
Orientador(es): Collares, Ana Cristina Murta
Assunto: Socialização
Idosos - saúde
Musicoterapia
Data de apresentação: Set-2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: MARTINS, Israel Casas Novas. A música como instrumento de socialização: um estudo de caso sobre os benefícios da musicoterapia para a saúde e integração do idoso. 2017. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A análise das funções sociais da música considera, entre outras, questões do seguinte tipo: quais são os efeitos das atividades musicais em um determinado ambiente social? Pode a música afetar os ritmos de trabalho? Pode a música ser utilizada para despertar a memória, prazer ou para afirmar as emoções? Pode ela distinguir indivíduos ao representar definições de bom gosto e distinção social? Neste trabalho, pretendemos apresentar a música como sendo um instrumento de socialização e mecanismo de melhora psicofisiológica dos agentes sociais, em particular dos idosos em nossa sociedade. Procura-se entender assim de que forma a música pode influenciar as relações das pessoas entre si e com seu meio. Para responder a essas questões, foi escolhida a ―musicoterapia‖ como objeto de pesquisa. Consideramos essa forma de terapia que utiliza a música como auxilio para promover, facilitar a expressão, saúde e organização de um idoso a fim de contribuir para a melhora de suas necessidades mentais, físicas e sociais que tende a restabelecer sua qualidade de vida através de um tratamento direto com a música. A pesquisa se desenvolveu qualitativamente, através de sessões de observação para analisar a função social que a música e a musicoterapia estabelecem a partir de experiências vividas pelos indivíduos da terceira idade. Buscamos, para isso, estabelecer contato com os musicoterapeutas e com os idosos que passam o dia e/ou são residentes dentro de uma instituição onde apresentam graus de doenças no que diz respeito à sua saúde, mental e física.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons