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Título: Descrição do perfil de atendimentos realizados na farmácia clínica do Hospital Regional do Paranoá
Autor(es): Pinheiro, Felipe Santos
Orientador(es): Souza, Patrícia Medeiros de
Assunto: Serviços farmacêuticos
Farmácia hospitalar
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: PINHEIRO, Felipe Santos. Descrição do perfil de atendimentos realizados na farmácia clínica do Hospital Regional do Paranoá. 2017. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: Descrever o perfil de atendimento e o serviço da farmácia clínica no Hospital Regional do Paranoá, qualitativa e quantitativamente, e realizar uma proposta de melhoria. Método: Utilizar-se-á uma metodologia quali-quantitativa de estudo descritivo retrospectivo com dados fornecidos pelo Núcleo de Farmácia Clínica do hospital para produzir um perfil epidemiológico dos pacientes atendidos do período do mês janeiro até o mês de agosto. Resultados: Foram atendidos 591 pacientes no período de estudo, com 125 intervenções realizadas pela farmácia clínica. 122 intervenções foram direcionadas para a equipe médica e 108 foram aderidas. 52,8% das intervenções estão relacionadas com um problema de saúde do paciente não tratado por não utilizar o medicamento necessário. Conclusão: Apesar dos resultados positivos apresentados pelo serviço clínico, é necessário melhorias através do aumento de recursos humanos, capacitação de novos profissionais e expansão do serviço para demais setores do hospital a fim de aproveitar ao máximo os benefícios da presença do serviço clínico farmacêutico no hospital.
Abstract: Objective: Describe the pharmaceutical clinical care profile and service at the Regional Hospital of Paranoá, qualitatively and quantitatively, and make a proposal for improvement. Method: Will use a qualitative and quantitative methodology of retrospective descriptive study, with data provided by the hospital Clinical Pharmacy Nucleus, to produce an epidemiological profile of the patients attended from the period of January through August. Results: A total of 591 patients were attended in the study period, with 125 interventions performed by the clinical pharmacy. 122 interventions were directed to the medical team and 108 were adhered. 52.8% of the interventions are related to a non-treated health problem for not using the necessary medication. Conclusion: Despite the positive results presented by the clinical service, improvements are needed through the increase of human resources, training of new professionals and service expansion to other sectors in the hospital, in order to make the most out of the benefits from the pharmaceutical clinical service presence in the hospital.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19304
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