Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Silvia Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Akonteh, Simone Wense Dias | - |
dc.identifier.citation | AKONTEH, Simone Wense Dias. A identificação de plantas medicinais na educação infantil: elaboração de exsicatas como ferramenta de aprendizagem. 2017. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo das plantas medicinais na educação infantil necessita de ferramentas lúdicas que tornem o processo de aprendizagem mais prazeroso. Uma das formas de abordagem para a identificação das plantas medicinais é a utilização de exsicatas que, além de ser uma metodologia acessível, permite a percepção sensorial das plantas pelas crianças. Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de estudos sobre plantas medicinais na educação infantil com ênfase na elaboração de exsicatas, mostrando algumas práticas que podem se relacionar a essa metodologia, como o plantio de hortas medicinais, o desenho, a música, as histórias e poesias. Como modelo experimental, foi elaborado um herbário lúdico com 14 exsicatas de diferentes espécies que pode ser utilizado em sala de aula para o ensino de plantas medicinais. Os resultados mostraram que a elaboração de exsicatas e as demais práticas relacionadas a essa metodologia tiveram um ótimo resultado no processo de aprendizagem das crianças que, se motivaram a participarem das atividades e aprenderam sobre a preservação da biodiversidade local. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ervas - uso terapêutico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | A identificação de plantas medicinais na educação infantil : elaboração de exsicatas como ferramenta de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T14:31:42Z | - |
dc.date.available | 2018-02-07T14:31:42Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19302 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study of medicinal plants in early childhood education requires playful tools that make the learning process more enjoyable. One ways of approaching the identification of medicinal plants is in the use of exsicatas (specimen vouchers) which, besides being an accessible methodology, allows for the sensory perception of plants by children. The objective of the current work is to review studies on medicinal plants in children 's education, with emphasis on the elaborate use of exsicatas (specimen vouchers) that show practices that can be related to this methodology, including for instance: the planting of medicinal gardens, drawings, music, story telling, and poetry. As an experimental model, a ludic herbarium was created with 14 exsicatas (specimen vouchers) with different species that can be used in the classroom for the teaching of medicinal plants. The results show that the preparation of exsicatas (specimen vouchers) and other related practices provide excellent results in the learning process of children who are often motivated to participate in such activities and learn about the preservation of local biodiversity. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19302 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Farmácia - Campus Darcy Ribeiro
|