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dc.contributor.advisorBin, Daniel-
dc.contributor.authorNascimento, Flávia Lúcia Ramos do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Flávia Lúcia Ramos do. Ressocialização e o Projeto Leitura: a arte do saber. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por escopo abordar a importância do incentivo à leitura para os jovens que cumprem medida socioeducativa e também para o processo de ressocialização dos adolescentes internados na unidade de Santa Maria (UISM). O trabalho faz uma análise do projeto de incentivo à leitura, Leitura- arte do saber. Ele tem como principal objetivo o auxílio no processo de ressocialização dos adolescentes. O trabalho ademais faz menção ao processo de implementação de leis referentes aos adolescentes que praticam tais atos; identifica as medidas socioeducativas aplicadas aos adolescentes quando praticado um ato infracional; as percepções desses jovens no tocante a leitura e a sua importância para os mesmos. Apresenta como referencial teórico a leitura como medida auxiliar no cumprimento da medida socioeducativa de internação e também como elemento reflexivo; as medidas socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e seu processo de implementação; as políticas de reconhecimento da infância e adolescência no Brasil e a definição e importância do processo de ressocialização dos jovens em conflito com a lei. Para tanto, utiliza-se a entrevista presencial e a aplicação de questionário por um servidor da unidade como instrumentos de coleta de dados. A investigação apresenta abordagem qualitativa e relaciona os dados obtidos aos conceitos do estudo. Por conseguinte, conclui-se que o incentivo à leitura é uma peça muito importante para gerar uma reflexão nos jovens em conflito com a lei. Essa prática auxilia no cumprimento da medida socioeducativa de internação e também no processo de ressocialização, já que vários aspectos são despertados em prol do desenvolvimento intelectual e humano. Verifica-se, todavia, que o espaço que a unidade mantém como biblioteca precisa de investimentos, assim como o projeto como um todo. Identifica-se a ausência de profissionais para uma execução mais efetiva do projeto e isso tudo ocorre devido a insuficiência de investimentos governamentais e ademais pelo descaso de grande parte dos profissionais que trabalham na instituição.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordReintegração socialpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.titleRessocialização e o projeto Leitura : a arte do saberpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-06T11:41:20Z-
dc.date.available2018-02-06T11:41:20Z-
dc.date.submitted2017-12-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19279-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aims to address the importance of encouraging reading for young people who comply a socio-educational measures and also for the resocialization process of adolescents arrested at the Santa Maria Unit (UISM). The work makes an analysis of the project to encourage reading, Reading - the art of knowledge. Its main objective is the assistence in the resocialization process of adolescents. The work also mentions the process of implementing laws regarding minors who practice such acts; Identifies socio-educational measures applied to this minors when an infraction act is accomplished; The perceptions of these young people regarding reading and their importance to them. Presents as a theoretical reference the reading as an auxiliary measure in the accomplishement of the socioeducative measure of the arresteds and also as a reflexive element; The socio-educational measures of the Child and Adolescent Statute (ECA) and its implementation process; The policies of recognition of childhood and adolescence in Brazil and the definition and importance of the resocialization process of young people in conflict with the law. Therefore, the face-to-face interview and the questionnaire application by a unit's server are used as instruments of the data collection. The study presents a qualitative approach and connect the data obtained with th study concepts. Consequently, it is concluded that the incentive to read is a very important piece to generate reflection on young people in conflict with the law. This practice assists in the fcompliment of the socio-educational measure of arrested and also in the resocialization process, since several aspects are despatched in favor of the intellectual and human development. However, the space that the unit maintains as a library needs investments, as well as the whole project. Identifies the absence of professionals for a more effective execution of the project and this everything occurs due to insufficient government investments and also by the neglect of a large part of the professionals who work in the institution.pt_BR
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