Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicaGiulianaGuedesRocha_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Casa da Mulher Brasileira em Brasília : um mecanismo de enfrentamento à violência doméstica no Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Jéssica Giuliana Guedes
Orientador(es): Teixeira, Graziela Dias
Assunto: Casa da Mulher Brasileira
Políticas públicas
Violência doméstica
Mulheres - violência
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 6-Fev-2018
Referência: ROCHA, Jéssica Giuliana Guedes. Casa da Mulher Brasileira em Brasília: um mecanismo de enfrentamento à violência doméstica no Distrito Federal. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa discute a atuação da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Brasília, sob a perspectiva de redes de Políticas Públicas, investigando como esta utiliza as diretrizes da política na condução de seus trabalhos e a configuração de integração dos serviços especializados que a compõem. A violência doméstica é um problema grave no Brasil e existem várias políticas públicas sendo implementadas para o enfrentamento e atendimento às vítimas, a exemplo do Programa Mulher, Viver Sem Violência, de onde a CMB se originou. O objetivo deste trabalho é investigar em que medida o Programa Mulher, Viver Sem Violência por meio da Casa da Mulher Brasileira pode auxiliar no combate à violência doméstica no Distrito Federal. Na imersão foi utilizado o método de observação participante, com realização de entrevistas semiestruturadas em todos os serviços atuantes na casa e pesquisa documental. Desta forma, pode-se perceber a importância de existência de um serviço inovador na sua atuação e potencial para o enfrentamento da violência e atendimentos das mulheres, porém a pesquisa também identificou falhas de integração ocasionadas pela ausência de um sistema eletrônico de coleta de dados, não observância das diretrizes de funcionamento 24 horas, além da ausência de outros serviços previstos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons