Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19244
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JessicaRayanedeAraujoMorais.pdf5,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo Sobrinho, Fernando Luiz-
dc.contributor.authorMorais, Jéssica Rayane de Araújo-
dc.identifier.citationMORAIS, Jéssica Rayane de Araújo. Estudo e reflexões sobre o planejamento operacional do sistema de transporte público por ônibus: estudo de caso da Região Administrativa de Brazlândia/DF (RA IV). 2017. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOs meios de transporte possuem o poder de influenciar significativamente a qualidade de vida da população, como também as relações socioeconômicas que se constituem no espaço urbano, pois é um potente promotor de desenvolvimento, dinamizando, influenciando e estruturando o espaço, tornando-o um espaço social. O objetivo geral do trabalho foi analisar a estrutura do transporte público do Distrito Federal e as influências que exerce sobre a população da Região Administrativa IV – Brazlândia; como objetivos específicos, buscou-se caracterizar os modais de transporte implementados no Distrito Federal; identificar, por meio de técnica geográfica específica, os problemas do transporte público coletivo no Distrito Federal e; descrever as percepções da população da Região Administrativa IV – Brazlândia sobre o serviço de transporte público. Os procedimentos metodológicos adotados foram de natureza quantitativa e qualitativa, e incluíram revisões bibliográficas em livros, trabalhos acadêmicos, revistas especializadas, sites do Governo do Distrito Federal, estudos de pesquisas aplicadas ao DF, aplicação de questionário à população de Brazlândia, como também, utilização de técnicas geográficas com a apresentação de mapas comparativos dos dados socioeconômicos e propositivos de intervenção no território de Brasília. Foi possível constatar que a população considera insuficiente o atendimento do STPC/DF por ônibus em Brazlândia o que desestimula a sua utilização, ocasionando externalidades negativas a esta população como pode ser observado nos baixos níveis de instrução e qualificação profissional da população. Para tanto, um planejamento urbano direcionado associando técnicas geográficas e dados socioeconômicos permitem o encaminhamento de intervenções sistêmicas a fim de mitigar as condições e lógicas verticais que estão impostas no espaço, propondo uma nova reorganização do STPC/DF por ônibus em prol da qualidade de vida da população contrapondo a lógica do modelo-operacional vigente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vidapt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.keywordBrazlândia (DF)pt_BR
dc.titleEstudo e reflexões sobre o planejamento operacional do sistema de transporte público por ônibus : estudo de caso da Região Administrativa de Brazlândia/DF (RA IV)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-01T19:14:43Z-
dc.date.available2018-02-01T19:14:43Z-
dc.date.submitted2017-08-24-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19244-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The means of transportation have the power to significantly influence the quality of life of the population, as well as the socioeconomic relations that constitute the urban space, since it is a powerful promoter of development, dynamizing, influencing and structuring the space, making it a space social. The general objective of the study was to analyze the structure of the public transport of the Federal District and the influences it exerts on the population of the Administrative Region IV - Brazlândia; as specific objectives, the aim was to characterize the transportation modalities implemented in the Federal District; identify, through a specific geographic technique, the problems of collective public transportation in the Federal District and; to describe the perceptions of the population of Administrative Region IV - Brazlândia on the public transport service. The methodological procedures adopted were quantitative and qualitative, and included bibliographic reviews in books, academic papers, specialized magazines, Federal District Government websites, research studies applied to the Federal District, application of a questionnaire to the population of Brazlândia, as well as utilization of geographic techniques with the presentation of comparative maps of the socioeconomic and propositional data of intervention in the territory of Brasília. It was possible to verify that the population considers insufficient the service of the STPC / DF by bus in Brazlândia which discourages its use, causing negative externalities to this population as can be observed in the low levels of instruction and professional qualification of the population. In order to do so, urban planning aimed at associating geographic techniques and socioeconomic data allows the systemic interventions to be addressed in order to mitigate the vertical conditions and logics that are imposed in space, proposing a new reorganization of STPC / DF by buses in favor of the quality of life of the population in opposition to the current model-operational logic.pt_BR
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons