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dc.contributor.advisorCarneiro, Lívio Dantas-
dc.contributor.authorReis, Wilson Fernandes-
dc.identifier.citationREIS, Wilson Fernandes. Violência escolar: a contribuição do Programa "Escola Aberta” para a redução da violência em escola pública de Santa Maria - DF. 2011. 40 f. Monografia (Licenciatura em Biologia a Distância)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo aplicado teve por objetivo verificar a contribuição do Programa Escola Aberta para a redução da violência escolar em uma escola pública da cidade satélite de Santa Maria - Distrito Federal, compreendendo que a escola é fonte constante das ebulições sociais, bem como reprodutora de toda a dinâmica que nela ocorre. Foi considerada em todo o tempo a compreensão da comunidade escolar sobre a problemática da violência, por acreditar que ela é parte fundamental para a compreensão do fato. Durante sua construção foram observadas as atividades desenvolvidas no Programa Escola Aberta e como se davam essas práticas em busca de promover a integração entre os alunos e comunidade. De linha qualitativa combinou-se a aplicação de questionário a comunidade escolar envolvida no projeto e a realização de entrevista com o diretor e o coordenador escolar, no intuito de trazer relatos e compreender a dinâmica de como o programa age como estímulo para a promoção de mudança nas relações interpessoais. Foram constatadas práticas de violência dentro da instituição escolar, sendo as agressões físicas as que possuem maior incidência, seguidas do bullying e dos furtos. Foi verificado que a comunidade escolar participante do Programa percebe que há na instituição um grande índice de violências, mas que esse quadro tem sido alterado por meio das atividades do PEA, que além de preencher o tempo ocioso do indivíduo nos finais de semana, também utiliza esse momento como oportunidade de transformação social. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis applied study aimed at assessing the contribution of the Open School Program to reduce school violence in a public school in the suburban town of Santa Maria - Federal District, including that school is a constant source of social boils and all reproductive the dynamic that happens in it. Was seen in all the time to understand the school community about the problem of violence, believing it is a fundamental to the understanding of the fact. During its construction activities were observed in the Open School Program and how it gave those practices seeking to promote integration between students and the community. Line qualitative and quantitative combined to a questionnaire and interviews with the director and coordinator school in order to bring reports and understand the dynamics of how the program acts as a stimulus for promoting change in interpersonal relationships. Were observed practices of violence within school, and assaults that have the highest incidence, followed by bullying and theft. It was found that the school community participating in the program at the institution realizes that there is a high rate of violence, but that this picture has been altered through the activities of the SAP, which in addition to meeting the individual idle time on weekends, also uses this moment as an opportunity for social transformation.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordViolência na escolaen
dc.subject.keywordComunidade e escolaen
dc.subject.keywordMudança socialen
dc.titleViolência escolar : a contribuição do Programa “Escola Aberta” para a redução da violência em escola pública de Santa Maria - DFen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-08-31T21:35:35Z-
dc.date.available2011-08-31T21:35:35Z-
dc.date.issued2011-08-31T21:35:35Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1922-
dc.language.isoPortuguêsen
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