Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PriscilaPeresdeOliveiraSouza.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Elementos cênicos no teatro cristão : reflexões sobre o espaço cênico e a expressão corporal, na preparação do espetáculo “Colisão” (2016) pelo grupo Kerigma
Autor(es): Souza, Priscila Peres de Oliveira
Orientador(es): Silva, Angélica Beatriz Souza e
Assunto: Teatro religioso
Expressão corporal
Data de apresentação: 25-Nov-2017
Data de publicação: 31-Jan-2018
Referência: SOUZA, Priscila Peres de Oliveira. Elementos cênicos no teatro cristão: reflexões sobre o espaço cênico e a expressão corporal, na preparação do espetáculo “Colisão” (2016) pelo grupo Kerigma. 2017. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco-AC, 2017.
Resumo: Esta monografia busca compreender o fazer teatral no meio religioso a partir das reflexões sobre o trabalho com elementos específicos da linguagem cênica na montagem da peça cristã, ―Colisão‖ (2016). Este espetáculo é parte do projeto Casa do Julgamento e foi montado pelo Grupo Kerigma, da Igreja Batista da Vila Ivonete, em Rio Branco - AC. O Foco das observações será a preparação dos atores durante os ensaios e como eles se desenvolveram com as propostas apresentadas para maior conscientização sobre o espaço cênico e a expressão corporal. A metodologia utilizada para esta pesquisa teve o embasamento teórico com autores que abordam questões sobre o teatro religioso como: Débora Falcão (2016) e Roberto Camargo (2003); e, sobre o teatro: Viola Spolin (2008), Patrice Pavis (2008), Augusto Boal (1991), Fernando Peixoto (2003). Sendo também composta pelo relato das experiências que eu vivi preparando e conduzindo os ensaios e dos registros realizados no diário de bordo. Ao apresentar essas perspectivas pretende-se ampliar as discussões sobre o teatro realizado no âmbito religioso, considerando não somente o sentido da evangelização, mas também o da conscientização do teatro enquanto linguagem, inspirando, inclusive, outros grupos cristãos a investirem na capacitação com conhecimentos específicos desta área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons