Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RicardodeFreitas.pdf667,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contação de histórias como elemento potencializador do desenvolvimento cognitivo da criança no processo de ensino/aprendizagem : lembranças de uma infância ludicamente marcada
Autor(es): Freitas, Ricardo de
Orientador(es): Luz, Camila Borges
Assunto: Ludicidade
Contação de histórias
Desenvolvimento cognitivo
Data de apresentação: 25-Nov-2017
Data de publicação: 30-Jan-2018
Referência: FREITAS, Ricardo de. Contação de histórias como elemento potencializador do desenvolvimento cognitivo da criança no processo de ensino/aprendizagem: lembranças de uma infância ludicamente marcada. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2017.
Resumo: A minha diversão quando criança na comunidade Guanabara, no município de Reserva do Cabaçal, praticamente se resumia em ouvir minha mãe contar histórias, ato que ela praticava com maestria, utilizando elementos lúdicos das brincadeiras de faz de conta e cantigas populares. Este aspecto lúdico e cultural do universo infantil era muito forte na comunidade, isso sem falar das manifestações populares como: Folia de Reis, festas de santo, quermesses na igrejinha, confecção de judas na sexta-feira da Paixão para ser malhado ou queimado no sábado de Aleluia e bailes quase todo final de semana na casa de alguma família. As noites de lua clara eram o principal cenário para as contações de histórias e causos, para as brincadeiras e as cantigas de roda. Com isso, encontrei nas minhas lembranças de menino elementos fortes e fundamentais para que eu pudesse desenvolver este trabalho de conclusão de curso sobre a presença da teatralidade e dos aspectos lúdicos na contação de histórias como, elementos capazes de potencializar o desenvolvimento cognitivo da criança dentro do processo de ensino/aprendizagem, reverberando na sua fase adulta. A fim de desenvolver esta ideia, consultei as bibliografias que escolhi para me direcionarem neste trabalho, bebi na fonte de obras de outros autores que abordam o assunto e fiz o uso das mídias eletrônicas pesquisando em sites na internet. Os principais autores que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram: Luciana Hartmann, Clarice Cohn, Horace Minner e Célia Gomes por escreverem a respeito das narrativas no processo de contação de histórias, por tratarem do corpo do narrador e do universo lúdico da criança.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) —Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons