Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EgonLucasAlvesNeves_tcc.pdf866,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aquisição de Kanji e a correlação com o desenvolvimento das habilidades linguísticas da língua japonesa
Autor(es): Neves, Égon Lucas Alves
Orientador(es): Sekino, Kyoko
Assunto: Kanji (Ideogramas)
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 13-Jul-2017
Data de publicação: 30-Jan-2018
Referência: NEVES, Égon Lucas Alves. Aquisição de Kanji e a correlação com o desenvolvimento das habilidades linguísticas da língua japonesa. 2017. ix, 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar se há uma correlação entre a aquisição de ideogramas e o bom desempenho das demais habilidades linguísticas da língua japonesa, como fala, escrita e, especialmente, interpretação de texto, dentre os alunos do curso de língua japonesa de uma universidade federal. O experimento contou com cinquenta participantes, os quais foram avaliados através de um teste e um questionário, contendo questões para leitura de texto em japonês, com e sem ideogramas; identificação de palavra-chave; escrita e leitura de kanji; e produção de resumo detalhado do texto em português. Partindo da hipótese de Hermalin (2015), que haveria uma correlação positiva entre o nível do domínio de ideogramas e o nível de proficiência geral da língua, nossos resultados identificaram que os alunos que apresentaram bom desempenho nas questões de leitura/escrita de ideogramas, também apresentaram um bom desempenho na questão de interpretação de texto e, da mesma forma, os alunos que não conseguiram identificar um bom número de ideogramas, também não conseguiram inferir significado no texto apresentado, mostrando que há uma correlação entre a aquisição de ideogramas e as demais habilidades, especialmente da interpretação de texto.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons