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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida Filho, José Carlos Paes de-
dc.contributor.authorReis, Filipe da Silva-
dc.identifier.citationREIS, Filipe da Silva. Relação entre o saber a língua e o saber ensinar o japonês língua estrangeira. 2017. x, 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada em três turmas de um curso de língua japonesa oferecida por um curso de idiomas de extensão em uma universidade pública do Distrito Federal. Os objetivos desta pesquisa foram a identificação de perfis de professores e como suas competências afetam a aquisição da língua japonesa por parte do aluno. Para isto, nos baseamos nos seguintes autores que tem pesquisas relacionadas às competências: Perrenoud(1999), Almeida Filho (2014), Silva & Caria Filho(2016), Almeida Filho & Barbirato(2016) e à robustez interacional: Moura(2016). Esta pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, apresenta natureza descritiva e interpretativista e é caracterizada como estudo de caso em desenvolvimento. Primeiro foram observadas aulas com acompanhamento de anotações e gravações e, ao fim da última observação de cada aula, foi aplicado um questionário semiaberto, em seguida, foi feita análise dos dados das observações diretas, gravações e dos questionários. Os resultados sugerem que esses perfis afetem a forma de aquisição de um aprendiz de língua japonesa como LE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua japonesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCompetência comunicativapt_BR
dc.titleRelação entre o saber a língua e o saber ensinar o japonês língua estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-30T09:51:46Z-
dc.date.available2018-01-30T09:51:46Z-
dc.date.submitted2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19192-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research was developed with three Japanese language classes from a language school extension course in a public university in Brasilia - DF. The main purpose of this research was to identify the profiles from teachers and how their competences affected the acquisition of the Japanese language as a foreign language for the students. In order to reach that goal we started our research with the reading of withers such as Perrenoud(1999), Almeida Filho (2014), Silva & Caria Filho(2016), Almeida Filho & Barbirato(2016) and Moura(2016) for researches related to competences and interactional robustness. This research has been conducted through the qualitative method, the data was observed with a descriptive and interpretativist approach, and is considered as a study of case in development. First, Japanese language lessons were observed with annotations and records of these lessons and, at the last observation of each class, a questionnaire was applied to each observed class, then, we did the analysis of the data retrieved from direct observation and recordings of these classes and the questionnaire. The results suggests that these profiles affect how an apprentice acquires Japanese language as LE.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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