Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fortes, José Augusto Abreu Sá | - |
dc.contributor.author | Grattapaglia, Rafael Portella Almeida | - |
dc.identifier.citation | GRATTAPAGLIA, Rafael Portella Almeida. Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular. 2017. 67 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a tendência mundial de economia de compartilhamento e, portanto, a ascensão da empresa “Uber” e suas concorrentes, cabe uma comparação entre o uso exclusivo do automóvel particular e o uso exclusivo dos serviços da empresa para o transporte individual. O objetivo deste trabalho é, a partir da elaboração de um estudo sobre a viabilidade econômica-financeira do uso do Uber e do carro, comparar os custos das duas opções e suas respectivas vantagens e desvantagens. Para isso, estabeleceu-se os principais parâmetros que impactam os custos modelados em diferentes hipóteses. Foram comparados cenários envolvendo quatro automóveis de faixa de preço crescente juntamente com diferentes distâncias em quilômetros percorridas por ano. Esses cenários foram comparados com duas modalidades do serviço Uber, UberX e UberBLACK, envolvendo diferentes números de viagens realizadas ao longo do ano com as respectivas quilometragens. A partir destes, formulou-se equações as quais resultaram em gráficos e tabelas, que ilustram as comparações e permitem visualizar os pontos de interseção das curvas de custo entre as várias opções. Exemplificando, para um dos cenários, quando comparado com o serviço UberX, a propriedade e uso de um Volkswagen Gol usado passa a ter menor custo quando a distância percorrida anualmente pelo usuário é maior do que 6084 km. Um Ford Fusion usado, por outro lado, passa a ser mais barato do que a opção UberBLACK a partir de 8864 km anuais. Os resultados indicam, portanto, que a utilização exclusiva do serviço do Uber é economicamente vantajosa para perfis de indivíduos que percorrem distâncias anuais e números de viagens relativamente limitados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia compartilhada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte individual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - custos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros) | pt_BR |
dc.title | Avaliação econômica-financeira do uso do aplicativo Uber vs propriedade e uso do carro particular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T18:27:32Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T18:27:32Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19132 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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