Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaMuzziLeite.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudos teóricos e experimentais da permeabilidade em uma areia
Autor(es): Leite, Fernanda Muzzi
Orientador(es): Rodriguez Rebolledo, Juan Felix
Coorientador(es): Martínez Carvajal, Hernán Eduardo
Assunto: Construção civil
Solos
Solos - permeabilidade
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: LEITE, Fernanda Muzzi. Estudos teóricos e experimentais da permeabilidade em uma areia. 2017. ix, 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo visa aprofundar no tocante à permeabilidade dos solos em obras de engenharia civil. Tem como objetivo principal determinar a permeabilidade para diferentes percentuais de mistura de solos finos e granulares, os comportamentos obtidos em relação à condutividade hidráulica. Primeiramente, apresentam-se as bases teóricas para a caracterização dos solos assim como algumas propriedades físicas inerentes a eles e a respectiva relação entre tais características. Além disso, relaciona-se os tipos de solo à condutividade hidráulica, os fatores que interferem na sua mensuração e por último, alguns métodos existentes e normatizados para medi-la dependendo das condições de contorno. Na etapa seguinte, definiu-se os métodos de ensaios executados na segunda parte do trabalho. Esta, concentra os estudos experimentais realizados utilizando uma areia média em um permeâmetro de carga constante e parede rígida. O enfoque em um primeiro momento foi em determinar relações entre as principais variáveis envolvidas em problemas relacionados à interação solo-água. Entre elas estudou-se por exemplo, como o índice de vazios pode interferir na condutividade hidráulica além de como a espessura de uma camada de areia pode alterar as propriedades hidráulicas. Para isso foram efetuados ensaios de caracterização, índices físicos e posteriormente, permeabilidade na areia e depois em misturas desta com percentuais de bentonita. Em seguida, de posse dos dados verificou-se os resultados de permeabilidade obtidos através de algumas equações empíricas utilizadas para solos granulares dentre elas, a equação de Kozeny-Carman e a de Chapuis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons