Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Arruda, Fabiana Serra de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Ewerson Jackson Alves de Oliveira Feitosa | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Ewerson Jackson Alves de Oliveira Feitosa. Proposição de medidas de melhorias de infraestrutura nas faixas de pedestres no Campus Darcy Ribeiro. 2017. vi, 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Caminhar é o modo de transporte básico e comum de todas as sociedades as travessias de pedestres representam o local onde ocorrem as principais interações entre veículos e pessoas. A faixa de travessia sinalizada é um espaço do pedestre por direito adquirido, garantido por lei, mas ainda desrespeitado por pedestres, motoristas e ciclistas, ocorrendo acidentes de trânsito. O presente estudo propõe a analisar a infraestrutura de transporte de pedestre nas travessias não semaforizadas no Campus Darcy Ribeiro. O objetivo geral da pesquisa é mapear e analisar as principais faixas de pedestres no Campus Darcy Ribeiro para ajudar os planejadores de transporte e gestores de trânsito a identificar a situação de acessibilidade e mobilidade. A partir do referencial teórico foi elaborado um questionário. O resultado questionário, testado no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, passaram por análise e mostraram que o estado das faixas de travessias está fora do padrão normatizado e deve haver melhorias para o adequado deslocamento dos pedestres. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedestres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura - transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte - planejamento | pt_BR |
dc.title | Proposição de medidas de melhorias de infraestrutura nas faixas de pedestres no Campus Darcy Ribeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-18T20:29:12Z | - |
dc.date.available | 2018-01-18T20:29:12Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19098 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Walking is the basic and most common transportation method in all societies in the world and the crosswalks represent the place in which the interaction between people and vehicles mainly occur. A signposted crosswalk is a pedestrian space by vested right, guaranteed by law, but yet disrespected by both pedestrian and drivers, leading to traffic-accidents, for which the Who (2015) defined: a collusion on incident involving at least a moving motor vehicle in a public or private avenue to which the population in granted access, resulting in wounds or death. The present study propose to analyze the infrastructure of pedestrian transportation in the non-signalized crosswalks on Darcy Ribeiro’s Campus. The study’s main objective is to map and analyze the most important crosswalks on Darcy Ribeiro’s campus to help the traffic planners and managers in identifying the situation of urban accessibility and mobility. From the theoretical reference, a questionnaire was elaborated. The results of the questionnaire, tested on Darcy Ribeiro’s campus in University of Brasilia, were analyzed and revealed that the situation of the crosswalks is in disagreement with the standardized and improvements must be achieved for the adequate pedestrian movement. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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