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Título: Metodologia de tratamento de dados para simulação de modelo baseado em atividades usando o software MATSim
Autor(es): Miranda, Daniele Firme
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: Transporte - planejamento
Modelagem desagregada
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: MIRANDA, Daniele Firme. Metodologia de tratamento de dados para simulação de modelo baseado em atividades usando o software MATSim. 2017. xii, 135 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Modelos são representações simplificadas do mundo real, muitas vezes obtidos a partir de relações matemáticas entre variáveis selecionadas, e são ferramentas importantes para o planejamento de transportes. Existem modelos de base teórica simples, agregados, como o Modelo Quatro Etapas, e também mais complexas, como a modelagem desagregada, baseada no indivíduo. Modelos desagregados, apesar de produzirem resultados mais precisos, geralmente demandam maiores custos financeiros tanto na aquisição de softwares e recursos computacionais quanto na obtenção de dados, o que representa um gargalo para o planejamento em países em desenvolvimento, como o Brasil. Nesse contexto, surge o questionamento: como tornar possível o uso da modelagem desagregada em situações em que há limitações técnicas e financeiras ao planejamento? O presente trabalho objetiva, portanto, desenvolver uma metodologia de tratamento de dados para simulação de um modelo baseado em atividades (desagregado) usando o software MATSim, que é gratuito e com código livre. Para aplicação da metodologia desenvolvida, foi feito um estudo de caso da região do Distrito Federal, e os dados tratados incluem a rede viária e uma população sintética. Primeiramente, os dados geográficos da área de estudo foram obtidos da base de dados gratuita OpenStreet Map. As informações incluíam a rede viária do Distrito Federal e os pontos de realização de atividades. Esses dados foram tratados utilizando rotinas em linguagem Python e posteriormente convertidos para o formato de entrada no MATSim. Em seguida, a população sintética foi gerada com base em padrões de atividades estabelecidos de acordo com dados censitários da região, utilizando uma rotina em Java. O modelo foi verificado fazendo-se uma comparação com contagens volumétricas em alguns trechos viários da área de estudo, em que se verificou um subdimensionamento do cenário gerado, mas os padrões de fluxo encontrados foram razoavelmente coerentes.
Abstract: Models are simplified representations of the real world, often obtained from mathematical relations among selected variables, and they are important tools to transport planning. There are aggregate models, based on simple theories, for instance, the Four Step Model, and there are also more complex models, such as the disaggregate theories, that focus on each individual. Disaggregate models, despite of producing more accurate results, often demand higher financial costs, because of their expensive softwares and data collection. This is an issue for transport planning in Brazil. Given the background, there is the question: how can one make disaggregate transport modelling feasible in situations where is lack of finance and technical resources? Thus, the aim of this research is to develop a methodology for data treatment, concerning input information on a disaggregated model, using the free and open-source software MATSim. To test the methodology developed, a study case was conducted within Distrito Federal region, and the treated data included its road network and a synthetic population. First, geographic data of the studied area was obtained from the open-source database OpenStreet Map. Information included Distrito Federal’s road network and points of interest where activities were done. These data were treated using Python scripts and then they were converted into MATSim input format. Finally, the synthetic population was generated based on activity patterns created according Census data, using a Java script. The model was verified by comparing it with volumetric counts performed in some roads within the study area. The scenario generated was undersized, but the flow patterns observed were reasonably consistent.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19097
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