Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1905
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Luziania_Adilson dos Santos.pdf125,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação ambiental : um desafio na formação de novos cidadãos
Autor(es): Santos, Adilson dos
Orientador(es): Carneiro, Lívio Dantas
Assunto: Educação ambiental
Cidadania
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 30-Ago-2011
Referência: SANTOS, Adilson dos. Educação ambiental: um desafio na formação de novos cidadãos. 2011. 23 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho parte do presente de que a escola é fundamental no processo de formação do cidadão, e não pode estar alheia em relação às questões que ocorrem no exterior dela, como as questões ambientais. A Educação Ambiental deve promover a mudança de comportamentos e atitudes em relação aos problemas que colocam em risco a sustentabilidade da vida no planeta. Na educação formal - Ensino Fundamental - o foco principal deve ser colocado no desenvolvimento de valores, princípios, atitudes e posturas adotadas segundo consciência despertada pelos educadores sensibilizados pela questão do meio ambiente. Precisamente nesta área de educação ambiental a forma de agir do educador deve ser percebida pelos educandos como um convite para se tornarem aliados no processo de conscientização dos males e agressões ao meio, principalmente no em suas comunidades no sentido de preservação dos bens públicos e particulares. Assim sendo a Educação Ambiental deve ser vista de forma ampla, aprofundar-se em questões que dizem respeito à própria convivência do ser humano em sociedade, e na interação que tem com todo o planeta. O que se constata é que a sociedade ainda carrega uma percepção confusa a respeito do meio ambiente, como que essa função de respeito e conservação fosse exclusivamente dos pais e professores. A tarefa de educar cabe a toda sociedade, representada por seus diversos seguimentos, portanto, o desafio de formar novos cidadãos, conscientes de suas responsabilidades e vantagens é um desafio comum a toda sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.