Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaBeatrizSouzaPina.pdf2,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento sistemático da literatura – gerenciamento de riscos – ferramentas de análise
Autor(es): Piña, Ana Beatriz Souza
Orientador(es): Carvalho, Michele Tereza Marques
Assunto: Construção civil
Gerenciamento de riscos
Gestão de projetos
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Jan-2018
Referência: PIÑA, Ana Beatriz Souza. Mapeamento sistemático da literatura – gerenciamento de riscos – ferramentas de análise. 2017. viii, 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A construção civil é um setor de grande apelo econômico ao redor do globo, movimentando inúmeros recursos e pessoas todos os anos. Contudo, existe hoje uma preocupação muito grande, tanto da parte dos construtores, quanto dos clientes, quanto à gestão de projetos realizada, especialmente quando se trata de desempenho de cumprimento de custos e prazos. Este estudo volta-se para delimitar o gerenciamento dos riscos vinculados aos custos e prazos por meio da avaliação de metodologias quantitativas. Foram escolhidos quatro métodos principais de quantificação: Monte Carlo, Processo de Hierarquia Analítica (AHP), Redes Neurais e Fuzzy. A metodologia escolhida para este projeto consistiu na realização de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), que conduziu à obtenção dos artigos utilizados como base para avaliação, permitindo observar quais dos métodos alcançaram mais respostas de uso e resultados mais coerentes. A metodologia prevê a classificação dos artigos no formato anual, por tipo de contrato, por tipologia construtiva, por contrato público X privado, por país de publicação, por fase de projeto e uma classificação geral de dificuldades encontradas e razões de escolha das metodologias. Como resultado foi possível determinar um panorama geral dos formatos de gerenciamento de riscos, podendo adequar as ferramentas aos melhores casos de aplicação e identificar as lacunas existentes que pairam sob o tema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons