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Título: Proposta e dimensionamento de uma nova linha de metrô W3 – L2
Autor(es): Reis, Alice Pacheco Costa
Orientador(es): Assis, André Pacheco de
Assunto: Metrô - Distrito Federal (Brasil)
Escavação
Escavação cut-and-cover
Escavação com tuneladora do tipo EPB
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Jan-2018
Referência: REIS, Alice Pacheco Costa. Proposta e dimensionamento de uma nova linha de metrô W3 – L2. 2017. xiv, 92 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O problema do tráfego urbano vem se agravando cada vez mais nos últimos anos. A falta de meios de transporte público eficientes vem fazendo com que o número de automóveis cresça cada vez mais, gerando quilômetros de trânsito dentro das cidades, além da falta de estacionamento para todos esses veículos. O objetivo desse trabalho é propor e calcular a seção típica de uma nova linha de metrô para a cidade de Brasília que resolva o problema de congestionamento dentro do Plano Piloto. A linha seguirá um conceito de transporte circular, fazendo o caminho W3-L2 norte e sul. Como existe hoje uma proposta de construir um VLT em parte do trajeto, a primeira parte desse estudo foi focada em comparar as obras de superfície e as subterrâneas, mostrando vantagens e desvantagens de cada uma. Depois discutiu-se sobre a construção de obras subterrâneas, e quais são os cuidados que devem ser tomados tanto durante a fase de projeto como durante a construção em si. Em seguida, dois métodos de escavação foram apresentados: o método cut-and-cover e o método por tuneladora do tipo EPB. Depois, fez-se uma apresentação do histórico e das projeções do metrô de Brasília. Para a nova linha sugerida, baseando-se no tipo de solo encontrado em Brasília e nas restrições de traçado e deformações permitidas, a proposta é escavar a linha principal com a utilização de uma tuneladora do tipo EPB. Já para as estações e algum trecho secundário da linha, sugeriu-se a utilização do método cut-and-cover. Por fim, foi realizada uma análise numérica de uma seção do traçado proposto, simulando a escavação tanto pelo método tradicional como pelo método por tuneladora, e também para diferentes espessuras do sistema de suporte. Os resultados desse estudo foram apresentados e discutidos, comparando os desempenhos de cada método. No final, a escavação por tuneladora com a menor espessura de sistema de suporte estudada apresentou resultados satisfatórios em todos os quesitos analisados, enquanto que a escavação tradicional de face plena falhou no quesito de recalques diferenciais na superfície.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
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