Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarioAugustoSoaresdeSouza.pdf4,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação de metodologia BIM na compatibilização de projetos e na documentação de obra : estudo de caso sobre obra em Águas Claras/DF
Autor(es): Souza, Mário Augusto Soares de
Orientador(es): Gurjão, Claudia Marcia Coutinho
Assunto: Metodologia BIM (Building Information Modeling)
Projeto estrutural
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Jan-2018
Referência: SOUZA, Mário Augusto Soares de. Aplicação de metodologia BIM na compatibilização de projetos e na documentação de obra: estudo de caso sobre obra em Águas Claras/DF. 2017. xii, 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Metodologia BIM se caracteriza pelo uso intensivo de informação aliado a um ou mais softwares de forma que a informação não é inserida pelo usuário como finalidade, mas como instrumento de trabalho do software, que através das informações inseridades pelo usuário propiciará um workflow mais fluido, justamente por todas as informações necessárias poderem estar ao acesso de todos os usuários do projeto na forma de camadas, idealizando uma maquete virtual da edificação, ao passo que documentação de uma obra é todo e qualquer documento gerado sobre a edificação e pela edificação com algum fim específico. Nesse enfoque, o uso de metodologia BIM quando da elaboração da documentação de uma obra visa garantir a conformidade entre as diversas disciplinas de projeto, de forma que a execução da edificação tenha fluidez, auxiliando o executor na tomada de decisões e no desenvolvimento da obra como um todo, desde o seu planejamento até o atendimento no período em que a construtora seja responsável por prestar garantia à mesma. Podendo ainda ser implementado continuamente duranto todo o ciclo de vida da obra. A implementação de metodologia BIM durante a fase de elaboração de projeto pode ser responsável por ajudar o profissional a superar desafios junto aos órgãos competentes pela aprovação dos mesmos, visto que todas as disciplinas de projeto devem estar em consonância tanto quanto na elaboração de projetos quanto na execução da obra.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons