Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shimoishi, José Matsuo | - |
dc.contributor.author | Viana, Erick Ravanelli dos Reis | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Erick Ravanelli dos Reis. Estudo comparativo de sistemas ferroviários. 2017. vii, 59, [4] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um mercado mundial cada vez mais globalizado, os países buscam aperfeiçoar seus sistemas de transporte em busca de maior competitividade. O Brasil depende de transformações em sua cadeia produtiva e logística para que consiga competir globalmente e o transporte ferroviário aparece neste cenário como um mecanismo indutor de crescimento e desenvolvimento econômico. O setor ferroviário brasileiro, apesar de ter aumentado sua participação no transporte de cargas nas últimas décadas, ainda encontra-se aquém do ideal para alcançar o equilíbrio na matriz de transportes. A comparação com alguns países foi utilizada para demonstrar a eficácia e a importância do modal em questão nos países que possuem uma infraestrutura de transportes eficiente. Foram avaliados fatores políticos e econômicos que influenciaram no desenvolvimento de sistemas ferroviários ao redor do mundo para que pudessem ser comparados com o caso brasileiro. Dessa maneira foi possível identificar alguns motivos pelos quais o Brasil ainda possui uma rede ferroviária curta e pouco densa, mesmo apresentando condições favoráveis ao modal como um vasto território e uma economia forte na exportação de produtos agrícolas e minerais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte ferroviário de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competitividade | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo de sistemas ferroviários | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T11:21:20Z | - |
dc.date.available | 2018-01-16T11:21:20Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19023 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In an increasingly globalized world market, countries seek to perfect their transportation systems in search of greater competitiveness. Brazil depends on changes in its production and logistics chain in order to compete globally and rail transport is in this scenario as a mechanism that induces growth and economic development. The Brazilian rail sector, despite having increased its share in freight transport in the last decades, is still far from the ideal for achieving balance in the transport system. The comparison with some countries was used to demonstrate the effectiveness and importance of the modal in question in countries with an efficient transport infrastructure. Political and economic factors that influenced the development of railway systems around the world were evaluated so that they could be compared with the Brazilian case. In this way, it was possible to identify some reasons why Brazil still has a short and not very dense railway network, even presenting conditions favorable to the modal as a vast territory and a strong economy in the export of agricultural products and minerals. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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