Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Couto, Luiz Mário Marques | - |
dc.contributor.author | Santos, André Phellipe Almeida | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Bruna Raeder | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, André Phellipe Almeida; GONÇALVES, Bruna Raeder. A sustentabilidade aplicada ao cenário portuário brasileiro. 2017. xii, 92 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A intensificação da movimentação de cargas influenciada pela crescente globalização gera, consequentemente, o crescimento da demanda de infraestrutura e instalações, sobretudo portuárias. Por outro lado, o viés ambiental tem se tornado cada dia mais contundente, buscando-se assim a redução dos impactos aos sistemas naturais e a instauração de uma economia sustentável. Para entender os efeitos do conceito da sustentabilidade no contexto portuário é importante analisar a conjuntura jurídica e legislativa atual, bem como mapear os instrumentos da gestão ambiental aplicáveis à realidade brasileira. Este estudo apresenta a avaliação do Índice de Desempenho Ambiental da ANTAQ no contexto portuário brasileiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Portos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Portos - legislação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | A sustentabilidade aplicada ao cenário portuário brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-16T11:19:53Z | - |
dc.date.available | 2018-01-16T11:19:53Z | - |
dc.date.submitted | 2017-01-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19021 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The increase in cargo handling, influenced by growing globalization, causes, consequently, the rise of infrastructure and facilities demand, especially ports. On the other hand, the environmental bias has become more relevant each day, seeking thereby to reduce the impacts on natural systems and the establishment of a sustainable economy. In order to understand the effects of the sustainability concept in the port scenario, it is important to analyze the current legal and legislative context, as well as portray the instruments for environmental management applied to the Brazilian reality. The study presents the analysis of the Environment Performance Index of ANTAQ in the Brazilian port context. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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