Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19009
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NataliaOliveiraRamos.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimativa da biomassa florestal a partir do uso de imagens RapidEye e Landsat
Autor(es): Ramos, Natália Oliveira
Orientador(es): Meira Junior, Milton Serpa de
Coorientador(es): Pinto, José Roberto Rodrigues
Assunto: Biomassa
Sensoriamento remoto
Florestas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 15-Jan-2018
Referência: RAMOS, Natália Oliveira. Estimativa da biomassa florestal a partir do uso de imagens RapidEye e Landsat. 2017. vii, 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A vegetação desempenha papel fundamental no ciclo do gás carbônico, pois são sumidouros naturais de CO2 em função de sua capacidade em fixa-lo na forma de biomassa vegetal. A contribuição das florestas no balanço do carbono é feito através da avaliação do estoque da biomassa florestal. Os métodos de estimativa da biomassa florestal são dispendiosos e são inviáveis em áreas onde não é possível fazer o corte dos indivíduos arbóreos. Como alternativa existem variáveis de fácil obtenção que podem auxiliar na estimativa da biomassa florestal, por exemplo, altura, diâmetro, densidade, área basal e dados de sensoriamento remoto, como os índices de vegetação. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a relação entre a biomassa aérea lenhosa obtida do inventário florestal e dados de sensoriamento remoto utilizando imagens orbitais RapidEye e do satélite Landsat 5 TM. Para isto, foi calculada a biomassa aérea lenhosa acima do solo em 18 parcelas de 600 m², na Floresta de Vale do Véu de Noiva (FVVN), localizada na Chapada dos Guimarães – Mato Grosso. Do mesmo modo, foram estimados índices de vegetação médio e a reflectância espectral média para as respectivas parcelas obtidos a partir de dados de sensores orbitais dos satélites RapidEye e do satélite Landsat 5 TM. Foram determinadas as correlações entre a biomassa lenhosa, índices de vegetação (Enhanced Vegetation Index, Normalized Difference Vegetation Index e Simple Ratio Index) e reflectância espectral na banda do infravermelho próximo. Também foi ajustada equação de regressão simples utilizando a biomassa lenhosa como a variável dependente (Bi), as reflectâncias espectrais e os índices de vegetação médios de cada parcela como a variável independente (IV). Foi encontrada correlação significativa entre os índices de vegetação obtidos a partir de dados do satélite Landsat 5 TM e do satélite RapidEye. Os índices derivados das imagens do satélite Landsat 5 TM apresentaram maiores correlações com a biomassa lenhosa acima do solo. Entretanto, a correlação encontrada entre os índices de vegetação e a biomassa lenhosa não foi suficiente para ajustar modelos de alta precisão, sendo o índice de Razão Simples o único índice estatisticamente significativo para estimar a biomassa, comparando com dados de campo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons