Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaisMelloGomes_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasília representada no artesanato e sua relação com o turismo
Autor(es): Gomes, Lais Mello
Orientador(es): Canani, Aline Sapiezinskas Kras Borges
Assunto: Brasília (DF) - artesanato
Brasília (DF) - turismo
Artesanato
Economia criativa
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: GOMES, Lais Mello. Brasília representada no artesanato e sua relação com o turismo. 2017. 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho consiste em uma análise da criação de produtos artesanais que representam Brasília de forma criativa e sua relação com o turismo. Considerando a presença de estereótipos negativos da cidade e o possível impacto na sua escolha como destino, verificou-se o potencial do artesanato de transmitir a identidade cultural local e agregar valor ao produto turístico, contribuindo para a atratividade de Brasília. O estudo foi desenvolvido em três etapas: pesquisa bibliográfica e documental; aplicação de entrevista semiestruturada a cinco atores, sendo um representante do órgão gestor de turismo do Distrito Federal e quatro fabricantes de peças artesanais que utilizam representações de Brasília em sua produção; e sistematização e análise dos dados obtidos na pesquisa de campo. Como resultado, foram apresentados aspectos da produção, divulgação e comercialização desses produtos e possíveis ações para sua valorização enquanto produto associado ao turismo.
Abstract: The present work consists of an analysis of the creation of handmade products that represent Brasilia in a creative way and its relation with tourism. Considering the presence of negative stereotypes of the city and the possible impact on its choice as destination, the potential of craft to transmit the local cultural identity and add value to the tourist product was verified, contributing to the attractiveness of Brasilia. The study was developed in three stages: bibliographical and documentary research; application of a semi-structured interview to five actors, one representative of the tourism management body of Distrito Federal and four producers of handmade pieces that use representations of Brasilia in their production; and systematization and analysis of the data obtained in field research. As a result, aspects of the production, marketing and commercialization of this products and actions for their valorization as product associated with tourism were presented.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons