Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaAraújodoNascimento.pdf850,13 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDechandt, Siegrid Guillaumon-
dc.contributor.authorNascimento, Mariana Araújo do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mariana Araújo do. Cultura nacional por Hofstede: um estudo de caso de agências bancárias da Caixa Econômica Federal. 2017. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractComo forma de destacar o papel da cultura organizacional no ambiente institucional este trabalho tem como objetivo conhecer as características da cultura organizacional de agências bancárias da Caixa Econômica Federal no Distrito Federal a partir da Teoria das Dimensões Culturais de Hofstede mediante um estudo empírico, descritivo e quantitativo por meio de um estudo de caso exploratório. Foram escolhidas as dimensões de distância do poder, aversão à incerteza, masculinidade e individualismo como foco do trabalho. A partir da coleta de dados por questionário identificou-se as características culturais de dez agências da Caixa Econômica Federal no Distrito Federal como uma cultura de alta distância do poder; coletivista; com alto grau de feminilidade; e alta aversão à incerteza. Resultados bastante semelhantes em relação ao estudo de Hofstede para o Brasil, com algumas acentuações nos índices de controle da incerteza e masculinidade, o que trouxe considerações pertinentes principalmente à aversão de incerteza no campo organizacional de instituições financeiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria das Dimensões Culturaispt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordCaixa Econômica Federalpt_BR
dc.titleCultura nacional por Hofstede : um estudo de caso de agências bancárias da Caixa Econômica Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-12T17:05:32Z-
dc.date.available2018-01-12T17:05:32Z-
dc.date.submitted2017-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18961-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Intending to highlight the role of organizational culture in an institutional environment, this study aims to know as characteristics of the organizational culture of bank branches of Caixa Econômica Federal, a Brazilian banking institution, in Distrito Federal in view of the studies of Hofstede, the Theory of Cultural Dimensions, through an empirical, descriptive and quantitative study by means of an exploratory case study. The dimensions of power distance, uncertainty avoidance, masculinity and individualism were chosen as this work focus. The collection of data by questionnaire identifies itself as cultural characteristics of ten agencies of the Caixa Econômica Federal in Distrito Federal as a high score on power distance; low score for i individualism; with a high degree of femininity; and high aversion to uncertainty. These results were quite similar to the Hofstede study for Brazil, with some accentuations in the indexes of uncertainty control and masculinity, which brought more considerations to the uncertainty avoidance in the organizational field of financial institutions.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons