Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18954
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThaísMachadoAlencar.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Suporte à transferência e impacto de treinamento em profundidade : o curso sobre o Sistema Eletrônico De Informações (SEI) em quatro organizações públicas no Distrito Federal
Autor(es): Alencar, Thaís Machado
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Administração de pessoal
Avaliação de desempenho
Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho
Transferência de aprendizagem
Treinamento profissional
Serviço público
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: ALENCAR, Thaís Machado. Suporte à transferência e impacto de treinamento em profundidade: o curso sobre o Sistema Eletrônico De Informações (SEI) em quatro organizações públicas no Distrito Federal. 2017. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar o curso sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), identificando sua percepção de impacto em profundidade e a relação desta com a percepção de suporte à transferência. O estudo foi realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. A etapa qualitativa foi dedicada à análise do material didático, à entrevistas com três instrutores e à construção e à validação de face do instrumento de impacto em profundidade do evento de interesse. Na etapa quantitativa, foram aplicados o questionário de impacto em profundidade e a Escalade Suporte à Transferência de Treinamento (EST) já validada, sendo todos os itens associados à escala tipo Likert de 11 pontos, indicando na escala de impacto, 0 =nunca realizo e 10 = sempre realizo e, na escala de suporte, 0 = discordo e 10 =concordo. A amostra, selecionada por conveniência entre os participantes do curso entre 2015 e 2017, alcançou 91 respostas válidas. Foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial não paramétrica (Rho de Spearman) dos dados pelo software SPSS (Statistical Package for the Social). Os resultados mostraram que o treinamento apresentou impacto moderado no exercício da função dos egressos, com média 5,07 (DP=3,80). Em relação ao suporte à transferência, os resultados sugerem uma percepção moderada. Os fatores suporte psicossocial e fatores situacionais de apoio apresentaram médias 5,11 (DP=3,462) e o suporte associado às consequências do uso das novas habilidades média 4,89 (DP=3,386);já o suporte material teve média alta, de 7,73 (DP=2,984), demonstrando ser o principal meio de apoio dos respondentes. Os testes estatísticos demonstraram correlação moderada e significativa entre impacto e suporte à transferência, com destaque para o suporte psicossocial-fatores situacionais de apoio. Ao final do trabalho, os limites e a agenda de pesquisa são discutidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons