Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18953
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroAugustodeAquinoMorosini.pdf776,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de educação ambiental como vantagem competitiva em um empreendimento educacional de ensino fundamental no DF
Autor(es): Morosini, Pedro Augusto de Aquino
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Educação ambiental
Vantagem competitiva
Instituição de ensino
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: MOROSINI, Pedro Augusto de Aquino. Práticas de educação ambiental como vantagem competitiva em um empreendimento educacional de ensino fundamental no DF. 2017. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O tema meio ambiente veem com o passar do tempo crescendo de importância nos debates da sociedade, o legado deixado pelas gerações passadas causa cada vez mais impactos negativos na vida da população de hoje. A educação de nossas crianças perante a esse tema é fundamental para a formação de gerações sustentáveis. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo principal analisar as práticas de Educação Ambiental como vantagem competitiva em um empreendimento educacional de ensino fundamental no Distrito Federal. Para análise do sucesso da organização escolhida, foram coletadas duas entrevistas de roteiro semiestruturado com membros estratégicos além de uma pesquisa documental sobre o mercado de empreendimentos educacionais feita com base em seus respectivos sites institucionais. A partir das informações obtidas foi possível verificar a importância dada ao tema e a paixão que os entrevistados carregam ao falar do assunto, ao mesmo tempo, há discordâncias quanto a seu valor dentro da empresa. Também investigou-se, o número de sete empreendimentos educacionais que adotam práticas relacionadas ao tema, a periodicidade e alcance variáveis, desde de quinzenas até semestres e desde o sexto ano até o oitavo ano do ensino fundamental. Com base no modelo, Valioso, Raro, Difícil Imitabilidade e Organizado, classificou-se a Educação Ambiental como uma vantagem competitiva temporária e que por análises do autor, passa por um processo de perda de valor como vantagem para se tornar a norma no futuro entre instituições de ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons