Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroCesardaSilva.pdf618,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho : um estudo com funcionários do Sicoob Executivo
Autor(es): Silva, Pedro Cesar da
Orientador(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Aprendizagem
Trabalho - desempenho humano
Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB)
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: SILVA, Pedro Cesar da. Suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho: um estudo com funcionários do Sicoob Executivo. 2017. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Devido a um mercado em que, cada vez mais, a concorrência se acirra, as empresas atualmente buscam maneiras de aumentar o seu desempenho, de modo que se tornem mais competitivas. Uma possibilidade viável é o investimento em suporte à aprendizagem. Estudos indicam que organizações que investem em ambientes propícios a transferência de aprendizagem tendem a apresentar um melhor desempenho. Diante disso, este estudo tem como objetivo verificar, empiricamente, as possíveis relações entre as percepções de suporte à aprendizagem informal e o desempenho humano no trabalho dos funcionários do Sicoob Executivo. O estudo tem caráter descritivo e enfoque quantitativo. Desta maneira, foram aplicados dois instrumentos, já validados empiricamente, sobre suporte à aprendizagem e desempenho humano no trabalho em 55 funcionários da cooperativa. Para a análise dos dados obtidos, com o auxílio do software SPSS, foram realizadas verificações estatísticas descritivas e medidas de correlação por meio do coeficiente linear de rho Spearman. Os resultados apresentados corroboram positivamente com o objetivo de pesquisa, visto que as correlações encontradas entre as variáveis de suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho, foram classificadas como correlação moderada ou forte. Dessa forma, pode-se concluir que os funcionários do Sicoob Executivo percebem de maneira positiva os processos de suporte à aprendizagem influenciando na melhoria do seu desempenho. Além disso foram discutidas as limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons