Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RicardoMoreiraVieiraDuarte.pdf751,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competência como um diferencial no mercado de trabalho : uma exploração das expectativas sobre a formação militar
Autor(es): Duarte, Ricardo Moreira Vieira
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Competências individuais
Formação militar
Mercado de trabalho
Militares
Data de apresentação: 29-Nov-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: DUARTE, Ricardo Moreira Vieira. Competência como um diferencial no mercado de trabalho: uma exploração das expectativas sobre a formação militar. 2017. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Neste estudo buscou-se verificar, se os profissionais que contratam candidatos para cargos no mercado de trabalho, possuem expectativas diferentes no que diz respeito às competências dos profissionais que passaram pela formação militar. Devido ao caráter exploratório do estudo, adotou-se como amostra da pesquisa, recrutadores e selecionadores, de empresas especializadas em consultoria de Recursos Humanos, com cede no Distrito Federal. A pesquisa constituiu de um questionário. Aplicado para tentar identificar as expectativas que um selecionador e/ou recrutador tem em relação as competências de um ex-militar, se comprados aos demais trabalhadores. Os questionários foram aplicados presencialmente nas organizações colaboradoras ou através de questionário digital, enviados por e-mail. Participaram deste estudo 20 (vinte)profissionais que conduzem os processos seletivos, em uma das 10 (dez) empresas que colaboram com este trabalho. Foram apontadas possíveis diferenças nos ex-militares, em relação as competências correlacionadas com à dedicação, disciplina, iniciativa e produtividade. Os resultados obtidos permitem o aprofundamento do conhecimento sobre o tema, auxiliando os futuros pesquisadores. O estudo também avançar na discussão sobre a inserção de ex-militares no mercado trabalho, permitindo que as empresas possam alcançar recursos que contribuem com os seus objetivos organizacionais e a diferenciação no mercado, além de colaborar com aprimoramento da formação militar e com a ideia de construção de competências fora do ambiente acadêmico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons