Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18944
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PauloVitorRamosdeOliveira.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de processos : uma análise da qualidade em um órgão público
Autor(es): Oliveira, Paulo Vitor Ramos de
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Coorientador(es): Silva, Roberto Bernardo da
Assunto: Gestão de processos
Administração pública
Análise multicritério (Multi Criteria Decision Analysis - MCDA)
Data de apresentação: 18-Out-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: OLIVEIRA, Paulo Vitor Ramos de. Gestão de processos: uma análise da qualidade em um órgão público. 2017. xiii, 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O acirramento da competição no mundo dos negócios tem forçado as organizações a otimizar seus processos visando elevar a qualidade do serviço ofertado. Tal evolução já provoca reflexos no serviço público, onde a expectativa da sociedade quanto à prestação de serviços de qualidade, motivada pela melhoria dos serviços do setor privado, tem se tornado maior. Partindo de uma breve revisão da literatura das áreas de gestão de processos, administração da produção, gestão de competências e gestão da inovação, realizou-se um estudo de caso com um órgão importante da administração pública, onde se aplicou a metodologia de análise multicritério, visando identificar, do ponto de vista dos integrantes do órgão, qual a qualidade da gestão de processos, quais processos internos apresentam maior impacto na percepção da qualidade da gestão de processos e quais processos oferecem maior elevação da percepção da qualidade com o menor esforço, para o alcance da excelência. Os resultados exibiram uma avaliação global de média para regular, apontando para um maior impacto dos processos afetos à definição das atribuições de cada setor e definição dos melhores fluxos. Também foi atribuída à área de qualificação de pessoas uma avaliação distante da excelência, no tocante à gestão de processos. Por fim, foi constatado que os processos que demandam o menor esforço para alcançar a excelência são aqueles afetos a avaliação dos processos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons