Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaMarquesTose.pdf689,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Programa Mais Médicos e sua repercussão na mídia (2013-2014)
Autor(es): Tose, Gabriela Marques
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Programa Mais Médicos
Mídia
Mídia e política
Médicos
Racismo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: TOSE, Gabriela Marques. O Programa Mais Médicos e sua repercussão na mídia (2013-2014). 2017. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Essa monografia tem como objetivo abordar sobre o Programa Mais Médicos na repercussão da mídia. O Programa Mais Médicos que foi instituído em outubro de 2013 pela então Presidenta Dilma Rousseff. Entidades médicas fizeram protestos, manifestações, foram à Justiça a fim de suspender o Programa, e políticos de oposição também foram contra essa iniciativa. Os acontecimentos do Programa foram repercutidos em veículo de mídia eletrônica, no qual escolhi dois jornais: Correio Braziliense e Folha de São Paulo. Algumas das notícias pesquisadas haviam situações de racismo e preconceito com a chegada dos médicos cubanos, que participaram do Programa através de um acordo entre Cuba e Brasil. A presente monografia foi separada em quatro capítulos, o primeiro capítulo sobre a Medida Provisória, Projeto de Lei do Programa Mais Médicos e a política pública que se formou. O segundo capítulo sobre a mídia e seus discursos e os caminhos percorridos na análise das notícias. O terceiro capítulo aborda sobre a cronologia midiática do Programa Mais Médicos e os diferentes lados sobre o Programa. E por fim, o quarto capítulo descreve dois casos de racismo explícito e aborda um pouco a literatura sobre racismo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons