Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18939
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HenriqueRomanoRocha_tcc.pdf1,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Agora fazemos assim” : O projeto Mobile Courts e outras faces do processo de transposição da modernidade no Timor-Leste contemporâneo
Autor(es): Rocha, Henrique Romanó
Orientador(es): Simião, Daniel Schroeter
Assunto: Timor-Leste
Antropologia do direito
Direitos humanos
Data de apresentação: 15-Set-2017
Data de publicação: 11-Jan-2018
Referência: ROCHA, Henrique Romanó. “Agora fazemos assim”: O projeto Mobile Courts e outras faces do processo de transposição da modernidade no Timor-Leste contemporâneo. 2017. xvi, 152 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Após pouco mais de 15 anos da retomada de sua independência, Timor-Leste ainda se encontra em pleno processo de modernização. Tal processo é guiado por distintos personagens, locais e internacionais, e composto de múltiplos projetos com diferentes propósitos, desde asfaltar estradas até aproximar o cidadão da justiça promovida pelo Estado, tida por muitos atores deste campo como mais evoluída que as formas locais de resolução de conflitos, ainda mais legitimadas e acionadas socialmente. Esta pesquisa dirige sua atenção para este multifacetado campo desenvolvimentista da justiça no país, coabitado por usuários, mediadores, operadores e formuladores, onde ideologias modernizadoras e saberes locais se encontram num processo contraditório e conflituoso de negociações acerca de suas vontades, expectativas, métodos e discursos, demonstrando sua complexidade através da apresentação do mesmo, do processo recente de formação do Judiciário local e do acompanhamento etnográfico de outras atividades, como a realização do projeto Mobile Courts, que pretende disseminar a justiça advinda do Estado para o interior do país e funciona através de uma parceria entre o Estado leste-timorense e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons