Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rosano Peña, Carlos | - |
dc.contributor.author | Freitas Júnior, Lauro Silveira Pedreira de | - |
dc.identifier.citation | FREITAS JÚNIOR, Lauro Silveira Pedreira de. Modelo de transbordo para problemas de designação de inspetores: um estudo de caso na Agência Nacional de Aviação Civil. 2017. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Mecanismos de otimização computacionais são ferramentas utilizadas para múltiplas funcionalidades. Uma delas trata de designação de pessoas e resolução de problemas de escalonamento de pessoal. O problema estudado foi o designação ótima de inspetores de fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), entre as unidades federativas espalhadas pelo território brasileiro (26 Estados Brasileiros e o Distrito Federal). Esta pesquisa tem o objetivo de propor um modelo de transbordo, que possibilita a otimização de custos de deslocamento entre as unidades federativas e, ainda, que cada localidade seja tanto de oferta de inspetores como de demanda, com a utilização de uma ferramenta de otimização, o Excel, com o suplemento OpenSolver. A partir de dados secundários provindos de registro em forma de série histórica, buscou-se uma solução ótima ao problema de designação de inspetores apresentado pela organização alvo deste estudo de caso. Este estudo é de natureza empírica com análise descritiva e abordagem probabilística já que se utiliza de simulações para prever as demandas por missões de fiscalização. A simulação utilizada segue o método de Monte Carlo que prevê cenários em base a dados estatísticos como média e desvio padrão, com capacidade de realização de várias interações, o que a torna mais confiável. Os resultados obtidos apresentam custos operacionais considerando o objetivo geral do modelo: a redução de custos de deslocamento, respeitando as restrições de oferta. A análise dos resultados demostra que a utilização da ferramenta é viável para a resolução do problema de alocação, pois este logra obter os resultados esperados. Com respeito a confiabilidade do modelo, pode-se afirmar favoravelmente, com base na análise de sensibilidade da solução obtida. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeronáutica comercial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Monte Carlo, Método de | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) | pt_BR |
dc.title | Modelo de transbordo para problemas de designação de inspetores : um estudo de caso na Agência Nacional de Aviação Civil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:11:26Z | - |
dc.date.available | 2018-01-10T18:11:26Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-13 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18936 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Celestino, Victor Rafael Rezende | - |
Aparece na Coleção: | Administração
|