Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18933
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FilipeMatosRodriguesPereira.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Encargos sociais e custos do trabalho : uma análise comparativa entre o Brasil e os Estados Unidos. Diferenças na legislação e os impactos na economia
Autor(es): Pereira, Filipe Matos Rodrigues
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Custos
Encargos sociais
Trabalho
Legislação
Brasil
Estados Unidos
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 10-Jan-2018
Referência: PEREIRA, Filipe Matos Rodrigues. Encargos sociais e custos do trabalho: uma análise comparativa entre o Brasil e os Estados Unidos. Diferenças na legislação e os impactos na economia. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O debate acerca da legislação trabalhista nunca esteve tão em evidência. As previsões de reformas na estrutura do trabalho e da previdência trazem ainda mais relevância à este trabalho. O objetivo deste estudo foi comparar as estruturas legais trabalhistas de Brasil e Estados Unidos, bem como analisar os encargos sociais presentes em ambos os países. Ainda, buscou-se a reflexão acerca dos impactos da redução dos encargos sociais como medida para impactar positivamente a economia. Com relação aos fins, a pesquisa foi descritiva e, por possuir característica de comparação, não permite a formulação de afirmações categóricas visto que existem mais variáveis além das diferenças trabalhistas que impactam a economia de cada país como a cultura por exemplo. Ainda assim, ao final do trabalho surgem hipóteses relativas aos diferentes cenários. Quanto aos meios, foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica, por meio de livros, e da pesquisa documental através de artigos científicos. A pesquisa é qualitativa e quantitativa, visto que utiliza-se de informações qualitativas coletadas através de revisão de literatura, e também de dados quantitativos. Concluiu-se que a burocracia e a rigidez da regulação das relações trabalhistas altamente baseada em leis é mais nociva à economia do que os encargos sociais. Ainda, foi possível concluir que uma redução nos encargos sociais não geraria um impacto significante na economia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons