Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ClaudiaVelosodaSilva.pdf985,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto das transferências constitucionais sobre os gastos dos municípios brasileiros : análise dos anos 2011 a 2016
Autor(es): Silva, Claudia Veloso da
Orientador(es): Serrano, André Luiz Marques
Assunto: Arrecadação de tributos
Impostos - arrecadação
Administração pública - transferências financeiras
Gasto público
Finanças municipais
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 10-Jan-2018
Referência: SILVA, Claudia Veloso da. O impacto das transferências constitucionais sobre os gastos dos municípios brasileiros: análise dos anos 2011 a 2016. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Em um regime de governo descentralizado, é comum que exista dependência das entidades superiores da federação por parte das esferas inferiores da administração pública. No Brasil, O “sistema de transferências intergovernamentais” compõe a maior parte das receitas municipais. Apesar da sua importância, o financiamento da atividade pública via sistema de repasses intergovernamentais pode levar a prejuízos na gestão municipal. Dentre os principais transtornos que um regime federativo pode sofrer mediante o mecanismo de financiamento das esferas inferiores do governo via transferências constitucionais, tem-se a realização de despesas sem compromisso com uma gestão de recursos equilibrada. Quando as transferências governamentais, como são conhecidos esses repasses de receita, permitem um comportamento expansivo das despesas do subgoverno, denominamos efeito Flypaper. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar a relação das transferências constitucionais sobre os gastos dos municípios brasileiros. A amostra utilizada é composta por informações sobre a arrecadação, PIB, população, transferências correntes e despesas correntes de 2011 a 2016 de 5.573 municípios, dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi que foram coletados em dados em painel e analisados por meio de regressão linear múltipla. Os resultados destacam que não foram observadas condições que confirme a prática do efeito flypaper pela administração pública municipal no Brasil. Por fim, verifica-se que na relação entre Transferências constitucionais e gastos municipais, os repasses governamentais são pouco expressivos em contrapartida com o sincronismo entre arrecadação municipal e despesas correntes. Como contribuição pretende-se que este trabalho possa servir de consulta para trabalhos futuros relacionados ao tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons