Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoãoVictorBispoRibeiro.pdf873,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de impacto de treinamento a distância em amplitude : avaliando o treinamento a distância, em gestão de pessoas, da ENFAM
Autor(es): Ribeiro, João Victor Bispo
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho
Impacto em profundidade
Trabalho - treinamentos
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 10-Jan-2018
Referência: RIBEIRO, João Victor Bispo. Avaliação de impacto de treinamento a distância em amplitude: avaliando o treinamento a distância, em gestão de pessoas, da ENFAM. 2017. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o impacto em amplitude do treinamento em gestão de pessoas, na perspectiva da autoavaliação, ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam, para juí-zes de diversas regiões do país. Diante de uma alta demanda de trabalho à qual o magistrado é submetido, além do ato de julgar, precisa desenvolver competências para a gestão das suas respectivas equipes de trabalho e, muitas vezes, não se sente preparado para tal, uma vez que o curso de Direito, bem como de formação inicial, por vezes, não possibilita o desenvolvimento das competências necessárias. Há uma representação social de que o Judiciário brasileiro é moroso e lento e muito se fala sobre essa morosidade no Poder Judiciário e, em alguns casos, na procrastinação em sua atuação. Frente a isso, ações educacionais têm sido realizadas no que se refere ao desenvolvimento de competências a partir de ações de formação continuada para magistrados. Assim, espera-se que haja melhoria na oferta da prestação jurisdicional e, consequentemente, torne o Judiciário mais eficiente. O treinamento analisado, cha-mado “Gestão de pessoas”, é dividido em 4 módulos e 11 unidades, somando 40 ho-ras. Contou-se com uma população composta por 75 juízes lotados em diferentes re-giões do país que realizaram e foram aprovados no curso de gestão de pessoas na turma de outubro de 2016, composta por 40 aprovados, e na turma de maio de 2017, composta por 35 aprovados. Dessa forma, para analisar se a ação de treinamento “Gestão de Pessoas” teve impacto positivo no trabalho dos magistrados, utilizou-se para esta pesquisa um questionário de avaliação de impacto de treinamento em am-plitude, devidamente validado, para coletar os dados. O estudo contou com a partici-pação de 38 juízes de diversas regiões do país e após a coleta por meio da plataforma eletrônica Google Docs e análise dos dados por meio do software SPSS observou-se que o treinamento “Gestão de Pessoas” obteve impacto positivo no trabalho dos ma-gistrados. Recomenda-se um futuro estudo para identificar as dificuldades dos magis-trados quanto ao ensino a distância e a aplicação de um instrumento de impacto em profundidade visando aprofundar o presente estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons