Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FilipeKyujiOliveira.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efetividade do storytelling no conhecimento da marca : efeitos na lembrança e na imagem associada
Autor(es): Oliveira, Filipe Kyuji
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Marca
Marketing
Storytelling (Publicidade e propaganda)
Branding (Marketing)
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: OLIVEIRA, Filipe Kyuji. Efetividade do storytelling no conhecimento da marca: efeitos na lembrança e na imagem associada. 2017. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Histórias são memoráveis, fáceis de compreender e assimilar e estabelecem pontos em comum que criam credibilidade. As empresas do ramo da publicidade e propaganda têm utilizado o storytelling para basear a construção de imagem da marca geralmente inserindo essas histórias em campanhas publicitárias. O presente trabalho busca unir o conceito de utilização de storytelling como gerador de posicionamento de marca e verificar de maneira experimental sua real influência em métricas de conhecimento de marca. Neste estudo, estas métricas foram subdividas nas variáveis: (a) associação de imagem e (b) lembrança de marca. Utilizando o método da associação livre, foi possível verificar a efetividade do storytelling na comunicação do posicionamento e as percepções do público em cada situação. Quando a variável dependente era a lembrança da marca, identificou-se que histórias que abordam a unicidade de seus produtos possuem maior efetividade. Quando a variável dependente era a associação da valência da imagem, encontrou-se que o público exposto a narrativas que abordam sobre a história da marca ou da empresa trazem maior associação positiva. Os resultados indicam que o storytelling A pesquisa aponta que palavras podem ser inseridas de forma persuasiva em anúncios, para construção de marca e que narrativas criam um senso de empatia cognitiva e emocional, permitindo criar sentidos e significados, por possibilitar um suplemento de memória individual com a memória institucional. Este trabalho, ao tratar de um tema abordado de maneira incipiente na academia, traz uma nova abordagem metodológica com o objetivo de refinar os resultados obtidos na área de marketing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons