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Título: Mapeando competências individuais da área de gestão de pessoas de um órgão público do Distrito Federal
Autor(es): Carneiro, Fabhia Reis
Orientador(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Gestão por competências
Setor público
Setor público - gestão de pessoas
Competências individuais
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: CARNEIRO, Fabhia Reis. Mapeando competências individuais da área de gestão de pessoas de um órgão público do Distrito Federal. 2017. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar, empiricamente, as competências profissionais necessárias para um desempenho eficaz de servidores lotados na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas de um Órgão Público com sede no Distrito Federal. Com o objetivo de mapear suas competências, o estudo foi realizado por meio de coleta documental, entrevistas com quatro chefes de seção e sete servidores de todas as áreas da Coordenadoria, sendo identificadas 24 competências profissionais. Essas competências foram dispostas em um questionário e submetidas à validação de quatro indivíduos conhecedores do assunto que sugeriram mudanças, resultando em 23 competências profissionais, divididas em três categorias: técnica, social e do negócio. Um novo questionário foi aplicado a todos os servidores da Coordenadoria, obtendo-se 38 respostas, a fim de mensurar o grau de domínio, frequência e importância de mobilização de cada competência e calcular o gap de competências. Os dados obtidos nesse questionário foram analisados individualmente por meio de um estudo de tendência central (média) e de medidas de dispersão (coeficiente de variação e desvio padrão). Dentre os resultados encontrados todas as competências foram alocadas como “domínio avançado/domínio intermediário” e “muito importante/importante”, demonstrando que todas as competências mapeadas são essenciais para a Coordenadoria. Por meio da análise do gap de competências, as competências sociais obtiveram o menor gap, demonstrando possivelmente serem responsáveis pelo bom desempenho da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, enquanto as competências do negócio alcançaram o maior gap, devendo a organização priorizá-las a fim de diminuir essa lacuna por meio de ações de capacitação que irão contribuir para o melhor desempenho da Coordenadoria e alcance dos objetivos organizacionais. Esta pesquisa buscou contribuir para a escassa literatura sobre a gestão de competências no serviço público e servir de auxílio para outros pesquisadores e gestores de empresas, tanto públicas como privadas, que se interessam pelo assunto, desejam mapear suas competências e adquirir vantagem competitiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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